São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

De novo no topo


Kelly Slater vence batalha de gigantes na abertura do Mundial de surfe e deixa fãs com gosto de déjà vu


CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

OS AMANTES do surfe de competição estão comemorando. Nesta terça, a Gold Coast australiana foi palco de batalha de gigantes. De um lado, a lenda Kelly Slater, e do outro, o atual campeão mundial, Mick Fanning, os maiores nomes do surfe de alta performance da atualidade, que duelaram na final do Quiksilver Pro Gold Coast, a primeira parada do WCT 2008.
Tido como o surfista mais preparado e focado para o campeonato, Mick Fanning não conseguiu impedir o sucesso de Slater. O surfe afiado do australiano não foi suficiente para superar a habilidade anormal que Slater, octocampeão mundial, tem para definir competições. O americano afogou o herói local com o placar de 17,94 a 15,23 na final.
E o caminho traçado por Slater foi pedreira: Adriano Mineirinho nas oitavas (numa das melhores baterias do campeonato), Andy Irons nas quartas (eles nunca haviam se enfrentado antes da final) e Jeremy Flores (o "Rookie of the Year 2007") na semi. Slater não chegava às quartas-de-final havia seis meses, desde que venceu a etapa americana de Trestles. Deram moleza para a fera, e ele ressurgiu para nova vitória.
Assim como Fanning, Slater virou bicampeão da primeira etapa do Mundial. Em 2006, ele venceu pela primeira vez em Snapper Rocks nas mesmas condições pré-aposentadoria de hoje. Slater havia dito que não iria a todas as etapas do Mundial, mas, após levar o caneco na Gold Coast e ver a previsão de boas ondas em Bells Beach, marcou presença na segunda parada do tour, engatou seqüência de bons resultados e faturou o oitavo título naquele ano.
Em 2008, antes mesmo de chegar às oitavas do Quiksilver Pro, Kelly Slater voltou a anunciar que não participará de Bells neste ano. Será que ele continuará pensando assim após a vitória na primeira etapa e a volta ao topo do ranking? Os fãs esperam que ele mude de idéia. Já os rivais estão divididos: muitos querem vê-lo fazer (ainda mais) história no esporte, enquanto outros preferem evitar o duelo com a maior lenda do surfe de competição. O Rip Curl Pro Bells começa no dia 18.

BRASILEIRO DE SURFE
A 1ª etapa do SuperSurf 2008 está em andamento em Florianópolis, com boas ondas e a volta do formato do WCT na competição.

MUNDIAL FEMININO WCT
A peruana Sofia Mulanovich venceu o Roxy Pro, também disputado em Snapper Rocks, e larga na frente para tentar o bicampeonato.

MUNDIAL DE SKATE
Bob Burnquist venceu, e Sandro Dias ficou em segundo, no Oi Vert Jam, etapa de abertura do circuito.

ERRATA
X-Games Brasil será etapa mundial, e não classificatória para o dos EUA.
sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Sem Jadel, Brasil aposta em Maurren
Próximo Texto: Xico Sá: Memórias de Adriano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.