São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha contra pequenos complica o Corinthians

Só triunfo sobre Rio Claro e empate de um dos rivais diretos classificam time

Nos 6 anos da atual fórmula do Estadual, corintianos perderam, em 2010, o maior número de pontos para equipes de menor porte

Daniel Augusto Jr./Fotoarena
Os corintianos Dentinho e Roberto Carlos brincam em treino

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para se classificar às semifinais do Paulista-2010, o Corinthians tem que vencer o Rio Claro, hoje, às 21h50, e contar com tropeços de São Paulo ou Grêmio Prudente -um deles precisa pelo menos empatar.
Tudo seria diferente se o time não tivesse falhado muito contra os pequenos paulistas.
Desde 2005, quando o Estadual passou a ter turno único com 20 times, a equipe nunca desperdiçou tantos pontos como agora diante dos rivais fora do trio Palmeiras, Santos e São Paulo. Contra os três maiores rivais, somou seis pontos, a melhor performance no período.
Contra os pequenos, o Corinthians perdeu 19 pontos em 2010, número que pode passar para 22 em caso de derrota para o Rio Claro, que ainda corre risco de rebaixamento à Série A-2.
No ano passado, por exemplo, foram só 14 pontos desperdiçados nos jogos que não tinham grandes do outro lado. Em 2010, há o acúmulo de três derrotas para os pequenos em 15 duelos até agora. Nas edições de 2008 e 2009, com Mano Menezes como treinador, o Corinthians foi batido só duas vezes por pequenos, em 32 partidas.
"Ficamos nessa situação [de depender de outros resultados para ir às semifinais] por nossa culpa. Não podíamos ter perdido para o Paulista. Empatamos com o Botafogo em jogo que a gente estava vencendo. Isso não pode acontecer", lamenta Mano Menezes, para quem o time não entrará em crise caso seja eliminado no Estadual.
"Vai ser frustrante [a eliminação], mas não vai produzir um grande estrago. Vamos saber conduzir a situação", falou Mano, que considera "difícil" a classificação à fase semifinal.
Se ficar fora da competição depois do jogo de hoje, o Corinthians perderá a chance de faturar milhões. Jogando como mandante no Pacaembu nas semifinais e numa eventual decisão, o clube poderia arrecadar, depois de pagar todas as despesas, mais de R$ 3 milhões.
Para evitar o rombo, o time terá formação desfalcada contra o Rio Claro, que segundo o treinador corintiano, que negou ter recebido proposta do Porto, está "jogando muito".
O goleiro Felipe e o lateral Moacir estão fora por causa de lesão. Acúmulo de cartões tiram da partida desta noite o zagueiro Chicão, o volante Ralf e o atacante Jorge Henrique.
Como consolo, o Corinthians terá a volta do lateral Alessandro, recuperado de contusão, e do atacante Dentinho, de volta após cumprir suspensão.
Caso se classifiquem, os corintianos voltarão a campo no final de semana, quando começam as semifinais do Paulista. Eliminados, só jogarão na próxima quarta, no Uruguai, diante do Racing, pela Libertadores.


Texto Anterior: "Nenhum clube quer ser vassalo", afirma Koff
Próximo Texto: Ronaldo vira número 1 do impedimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.