São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equilíbrio substitui qualidade

DA ENVIADA A SILVERSTONE

Cinco trocas na liderança do Mundial em nove corridas. Quatro líderes diferentes. Os três primeiros colocados com o mesmo número de pontos. E o quarto apenas dois atrás.
Em 2007, nessa mesma altura, havia ocorrido quatro trocas, três pilotos distintos tinham liderado e a distância entre o primeiro (Lewis Hamilton) e o quarto (Felipe Massa) colocado era de 19 pontos. Mas apesar da competitividade desta temporada, o aproveitamento dos líderes da classificação fica aquém do visto em 2007.
Há um ano, Hamilton também liderava. Mas havia conquistado 70 dos 90 pontos que estavam em disputa, um aproveitamento de 77%. Hoje, o piloto inglês soma 48 pontos, o que eqüivale a 53% dos colocados em jogo.
Para servir como comparação, o quarto colocado no Mundial passado, Massa, havia somado 51 pontos após nove etapas, valor maior do que o que atualmente dá a Hamilton a dianteira do Mundial.
O motivo para um aproveitamento de pontos tão baixo neste ano é a maior quantidade de erros dos líderes da tabela. Em 2007, por exemplo, Hamilton havia subido no pódio nos nove GPs. Fernando Alonso, o segundo colocado, pontuara em todos também. Raikkonen, o terceiro, e Massa haviam falhado em marcar em somente uma ocasião cada um.
Agora a situação é bem distinta. Os dois primeiros colocados, Hamilton e Massa, ironicamente foram os que mais provas passaram em branco: três. Raikkonen e Kubica, que aparecem na seqüência na tabela, não somaram pontos em duas corridas.
Um dos motivos para isso é o fim da ajuda eletrônica, que beneficiava os pilotos em situações críticas como a largada e as retomadas de curva.
Outro é a chuva, condição que os pilotos não haviam enfrentado até então em 2007. Neste ano já viram pista molhada em Mônaco, garoa no fim do GP da França, e muita água ontem.0 (TC)


Texto Anterior: Líder, Hamilton celebra "melhor vitória da vida'
Próximo Texto: Barrichello escolhe certo e faz 1º pódio em três anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.