UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-crítico, Samaranch hoje elogia

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional Juan Antonio Samaranch, 82, disse na última semana, durante visita à Grécia, acreditar que ""Atenas será um grande sucesso, essa edição dos Jogos será a melhor por muitos anos na história olímpica".
O motivo da viagem do ex-dirigente espanhol à Grécia foi o lançamento da versão grega de seu livro ""Memórias Olímpicas".
Há três anos, porém, Samaranch deu ""cartão amarelo" para o Comitê Organizador de Atenas-2004, o que pôs em risco o direito de o país receber os Jogos.
À época, o planejamento e as obras para Atenas estavam marcados por problemas e atrasos. Nas palavras do dirigente, ""pouco, ou praticamente nada havia sido feito até o ano de 2000".
Foi por conta do alerta do COI, o governo grego apontou Angelopoulos-Daskalaki como presidente do comitê organizador.
""O cartão amarelo estava muito próximo de um vermelho. Mas a reação foi muito rápida e positiva", explicou Samaranch, cuja relação com a população grega passou por uma crise em 1991.
Milhares de espectadores gregos vaiaram o dirigente espanhol assim que ele entrou no Estádio Olímpico durante a cerimônia de abertura dos Jogos do Mediterrâneo, naquele ano.
""Se eu fosse grego, teria feito o mesmo", brinca Samaranch.
A capital grega havia acabado de perder para Atlanta o direito de recepcionar os Jogos de 1996.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Olimpíada: A 1 ano dos Jogos, Atenas revela fraquezas
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: 11 de Setembro na Alemanha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.