UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Espanhol chega à final do Aberto dos EUA pela primeira vez e será o 21º jogador a ocupar o topo do ranking da ATP

Ferrero bate Agassi e é novo número um

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira semifinal masculina do Aberto dos EUA terminou com o vencedor mandando beijos para a torcida do Arthur Ashe Stadium, a quadra central do complexo de Flushing Meadows.
A cena, porém, não foi protagonizada, como de costume, pelo ídolo local Andre Agassi.
O espanhol Juan Carlos Ferrero derrotou o americano por 3 a 1 (6/4, 6/3, 3/6 e 6/4) e garantiu, pela primeira vez, o topo do ranking de entradas, que sai amanhã.
Ferrero, 23, iniciou o torneio na terceira posição e será o 21º jogador a ocupar o topo da lista da ATP, criada em agosto de 1973.
Especialista em quadras de saibro e atual campeão de Roland Garros, o espanhol provou que também é um dos melhores do mundo em superfícies rápidas.
"Acho que eles não me conheciam muito, pois eu nunca havia jogado bem aqui", afirmou o novo líder do ranking, que em suas quatro participações anteriores no Aberto dos EUA nunca havia passado das oitavas-de-final.
Apesar de concentrar seus títulos na terra batida (oito de dez), Ferrero vem mostrando evolução em pisos mais rápidos -foi finalista no Masters de Xangai no ano passado e neste ano chegou às oitavas-de-final de Wimbledon.
Foi a primeira vez que Ferrero jogou na quadra central do complexo de Flushing Meadows.
"Venci Agassi, e ele é muito popular aqui. Estou na final vencendo Hewitt, Agassi e Todd Martin. Acho que é a minha vez agora."
Líder do último ranking, Agassi foi campeão do Grand Slam americano em 1994 e 1999 e acumulava 67 vitórias no torneio -Ferrero tinha apenas 12. O australiano Lleyton Hewitt, ex-líder do ranking, foi o vencedor em 2000, e Martin, finalista no ano anterior.
Ontem, Ferrero dominou a partida contra Agassi desde o início. Ele dificultou a devolução do americano e conseguiu controlar a agressividade do adversário. Com uma quebra, fechou o primeiro set em 6/4.
Na segunda parcial, Agassi saiu perdendo, mas conseguiu empatar em 3 a 3. Ferrero quebrou o saque do rival duas vezes e fez 6/3.
O tenista local conseguiu uma reação no terceiro set e venceu seu único set na partida em 6/3.
No quarto set, o jogo seguiu equilibrado até o nono game, quando Ferrero conseguiu quebrar o saque de Agassi e abriu vantagem de 5 a 4.
Apesar da pressão da torcida, Ferrero confirmou seu serviço e assegurou lugar na final do último Grand Slam do ano.
Agora, se quiser coroar sua chegada ao topo do ranking com seu segundo título de Grand Slam, Ferrero vai ter que enfrentar a torcida americana outra vez.
Hoje ele enfrenta o atual "queridinho" dos americanos, Andy Roddick, 21, que ontem derrotou o argentino David Nalbandian por 3 a 2 (6/7, 3/6, 7/6, 6/1 e 6/3).
Roddick é o atual líder da Corrida dos Campeões, ranking que leva em conta só os resultados da temporada, e está invicto há 18 jogos, a maior série da temporada.
O americano, apontado como o sucessor de Pete Sampras e Andre Agassi, venceu os Masters Series de Montréal e Cincinnati, disputados em quadra rápida.
A arma de Roddick é o potente saque. Ontem, ele conseguiu 38 aces e, em várias vezes, serviu acima dos 220 km/h. Ferrero teve dez saques sem defesa contra Agassi. Será o primeiro confronto entre os dois jogadores.


NA TV - Aberto dos EUA, ao vivo, às 17h30, na Sportv


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: 11 de Setembro na Alemanha
Próximo Texto: Finalistas são os primeiros da Corrida-2003
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.