São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estatística

Pontos corridos podem ter seu 1º "empate"

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o Grêmio ganhar o Brasileiro hoje, a edição 2008 será a primeira dos pontos corridos, sistema iniciado em 2003, em que campeão e vice terão a mesma pontuação -os gaúchos ficariam com o título por causa do maior número de vitórias.
Em toda a sua história, iniciada em 1971, só uma vez o principal campeonato do país teve o primeiro e o segundo colocado com os mesmos pontos. Em 1980, Atlético-MG e Flamengo somaram 34 pontos -naquela época a vitória valia só dois pontos.
Mas, naquela ocasião, os dois clubes jogaram 22 vezes, contra 38 de agora.
Até hoje, nos pontos corridos, a diferença mínima entre o campeão e o vice foi de três pontos -isso aconteceu em 2004 (Santos e Atlético-PR) e 2005 (Corinthians e Inter).
Computadas todas as edições, a diferença entre os dois primeiros colocados é bem maior -8,6 pontos. O recorde aconteceu no ano passado, quando o São Paulo terminou o certame com 15 pontos a mais do que o Santos.
Se o Grêmio for o campeão, ou o São Paulo com um empate diante do Goiás, o campeão de 2008 será o de pior aproveitamento no sistema de pontos corridos. (EAR, PC E TA)


Texto Anterior: Esquecido, Richarlyson reaparece no jogo em que o time usará a força
Próximo Texto: Juca Kfouri: Os melhores do Brasileirão-2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.