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Schumacher vira "3º piloto" da Ferrari
Dicas do heptacampeão mundial de F-1 serão vitais no desenvolvimento do carro neste ano, diz presidente da escuderia
Alemão treinou com o novo modelo no final de 2007 e
tem experiência em dirigir sem o controle de tração,
principal novidade de 2008
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MARANELLO
Nem a conquista dos Mundiais de Pilotos e de Construtores nem as nove vitórias na última temporada da F-1 foram suficientes para que a Ferrari se
livrasse de sua dependência de
Michael Schumacher.
Aposentado das pistas desde
o final de 2006, o heptacampeão mundial serviu como uma
espécie de consultor de luxo
durante o ano passado, sem ter
uma função específica.
Agora, além de aparecer no
livreto distribuído pela Ferrari
no lançamento do F2008 como
um dos colaboradores na criação do modelo que será usado
neste ano, Schumacher terá papel vital no desenvolvimento
do carro na temporada. Segundo os dirigentes, novidades serão implantadas a cada corrida
para que o carro evolua até a última prova do ano, no Brasil.
"Com as mudanças no regulamento que serão implementadas neste ano, os pilotos passarão a ter um papel mais importante", falou Luca di Montezemolo, presidente da equipe, em encontro com jornalistas ontem, na sede da Ferrari.
"Nós temos dois pilotos [Kimi Raikkonen e Felipe Massa]
mais um. Temos o Michael, que
treinou com este carro no inverno e que poderá dar todo seu
apoio neste ano, sobretudo em
virtude de sua experiência com
carros sem controle de tração",
completou Montezemolo, em
referência às quatro sessões de
testes do heptacampeão em Jerez e Barcelona no fim de 2007.
O fim do controle de tração é
uma das principais preocupações de pilotos e equipes para o
Mundial que começa em 16 de
março, no GP da Austrália, em
Melbourne. O grande temor é
que o fim da ajuda eletrônica
cause acidentes graves, especialmente com a pista molhada.
"Já trocamos alguns e-mails
com a FIA e estamos atentos a
esta situação", falou Felipe
Massa. "A associação de pilotos
está sempre tentando aumentar nossa segurança, e tenho
certeza de que, se percebermos
que a falta do controle de tração
será perigosa, a FIA vai nos ouvir", completou o ferrarista.
Para Kimi Raikkonen, a ausência da ajuda eletrônica fará
com que haja mais ultrapassagens. "Pista molhada é perigosa
com ou sem controle de tração", disse o campeão mundial.
"A diferença é que agora o piloto será mais exigido. Antes
você podia errar e sabia que o
controle ia ajudar, mas acho
que vai ser bem mais divertido.
As pessoas vão cometer mais
erros, e as ultrapassagens serão
mais fáceis", completou.
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