São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRUPO B/ ONTEM

Time supera o Paraguai e está nas oitavas

Espanha vira e é 1º país a se classificar

DO ENVIADO ESPECIAL A JEONJU

A primeira Copa do século 21 começou mesmo de forma bem diferente para a Espanha.
Depois de quebrar um tabu de 52 anos e vencer um jogo de estréia, contra a Eslovênia, o país, conhecido por sempre decepcionar no Mundial, tornou-se ontem a primeira seleção classificada às oitavas-de-final da Copa-2002.
Para isso, bateu o Paraguai por 3 a 1, em Jeonju, e chegou aos seis pontos no Grupo B do certame, marca segura para a classificação.
Já os sul-americanos, que haviam empatado com a África do Sul na primeira rodada, ficaram em situação delicada, já que somam apenas um ponto.
Em 2002, o Paraguai está perdendo a imagem de grande defesa que adquiriu no Mundial da França, quando sofreu apenas dois gols em quatro jogos.
Agora, o time já foi vazado cinco vezes em apenas duas partidas. Seus grandes astros no setor também não repetem as atuações de quatro anos atrás.
O zagueiro Gamarra, por exemplo, cometeu ontem, aos 37min do primeiro tempo, sua primeira falta em Copas, na sexta vez que disputava um jogo do torneio. Contra os sul-africanos, o scout da Fifa apontou uma infração para o atleta, mas ela não ocorreu.
Já Chilavert, que voltou ontem ao time depois de cumprir suspensão na rodada inicial e de várias provocações contra os espanhóis, se mostrou fora de forma e falhou de forma acintosa no segundo gol dos espanhóis.
"Não falei nada sobre ele [Chilavert" antes e vou fazer o mesmo agora. Mas respeito os outros e gosto que façam o mesmo comigo", afirmou o técnico espanhol Camacho, evitando responder ao falastrão goleiro paraguaio.
No jogo de ontem, cada etapa foi bem diferente. Na primeira, o Paraguai, com um gol contra, abriu a contagem logo e depois só administrou a vantagem, retardando ao máximo a reposição de bola. O gol aconteceu aos 10min, depois que Arce chutou cruzado e o goleiro Casillas rebateu a bola, que tocou em Puyol e entrou mansamente no gol espanhol.
Já no segundo tempo, com as entradas de Helguera e, principalmente, do atacante Morientes, a partida mudou totalmente.
Logo aos 8min, depois de cobrança de escanteio da esquerda, o atacante do Real Madrid subiu livre para empatar o duelo. Depois, aos 24min, aproveitou saída de gol atrapalhada de Chilavert para empurrar, com o peito, a bola e fazer o segundo.
O terceiro gol foi marcado pelo zagueiro Hierro, que converteu pênalti sofrido pelo atacante Raúl. (PAULO COBOS)



Texto Anterior: Bola Rasteira - Segurança: Policiais japoneses prendem pelo menos 22 fãs ingleses em Sapporo
Próximo Texto: Hierro iguala marca de goleadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.