São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA NA COPA

Terceiro Mundo, 3ª força

FABIO TURA
DO DATAFOLHA

O México conquistou a melhor média de gols de todas as eliminatórias-06, com 3,72 por partida. É também mexicano o artilheiro geral, Borghetti (14 gols em 14 jogos).
Posicionados no mais recente ranking da Fifa na quarta e na quinta colocações, respectivamente, México e EUA são as maiores forças da Concacaf desde a primeira Copa, em 1930.
A ascensão das seleções das Américas Central e do Norte e do Caribe sofreu queda após a Fifa, com seu então presidente João Havelange, ter reservado vagas para cada continente a partir da Copa-74.
Com isso, os países dessas regiões foram superados por africanos e asiáticos, que hoje disputam a terceira posição de melhor aproveitamento.
Na década de 90, a África brilhou com Camarões e Nigéria, obtendo até o segundo melhor aproveitamento (45,8%) da Copa-90. A Ásia, antigo saco de pancadas, obteve seu ápice histórico (35,3% dos pontos) em 2002.
Mesmo ofuscada pelo crescimento de africanos e asiáticos, a Concacaf teve em 2002 o segundo melhor aproveitamento geral (47,2%), recorde na sua história, superando até a Europa (47%).
Coincidência ou não, a partir de 1966, as equipes européias têm obtido os melhores aproveitamentos nas Copas na Europa, e os sul-americanos têm prevalecido nas disputas realizadas fora de lá.


Texto Anterior: Entrevista: Auxiliar prevê "jogo chato" para o Brasil
Próximo Texto: Juca Kfouri: Mudou o futebol!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.