São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Prodígio melhora sua marca dos 400 m medley

Na estréia, Phelps alcança recorde mundial e mantém sonho de pé

DA REPORTAGEM LOCAL

A jornada que o nadador norte-americano Michael Phelps pretende cumprir para colocar seu nome na história olímpica começou com um recorde mundial.
Ontem, no primeiro dia da seletiva que vai definir a equipe de seu país nos Jogos de Atenas, o atleta venceu os 400 m medley com 4min08s41. O tempo ofuscou os 4min09s09 obtidos por ele mesmo no Mundial de Barcelona, no ano passado, em marca que figurava como a melhor já alcançada.
E, mais importante, encheu o nadador de 19 anos de confiança para continuar seu garimpo de vagas no time que vai à Grécia.
"Estou aqui nesta seletiva para mostrar o que tenho de melhor."
Phelps almeja alcançar -e até superar- o recorde de sete ouros obtido por seu compatriota Mark Spitz nas provas de natação na Olimpíada de Munique-1972.
A prova de ontem era considerada crucial por Phelps. Além de ser a sua especialidade, é a mais dura de seu programa na seletiva. Ele ainda está inscrito nos 100 m e nos 200 m borboleta, nos 200 m costas e também nos 200 m livre.
O medley reúne os quatro estilos da natação -borboleta, costas, peito e livre. Quando completou a metade inicial da prova -200 m-, o público que acompanhava o evento em Long Beach percebeu que o recorde mundial poderia ser superado.
Cada vez que Phelps tirava a cabeça da água para respirar, ouvia um "vai" em coro do público.
No final, o atleta agradeceu o incentivo dos fãs e foi para a concentração. Até a próxima quarta, ele vai cair muitas vezes na piscina. O caminho é longo, mas o início não poderia ser melhor.


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Falso refúgio
Próximo Texto: Basquete: Com Barbosa, Rio ensaia seu retorno à elite do Nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.