São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR QUÊ?

Precisão coloca trintões à frente nas finalizações

DA REPORTAGEM LOCAL

Qualidade no lugar da quantidade. É assim que os trintões se destacam na artilharia do Brasileiro-04.
Os números do Datafolha mostram que os artilheiros que já passaram dos 30 marcam mais gols mesmo fazendo menos finalizações.
Entre os 12 atletas que mais chutam, só Alex Dias, do Goiás, já passou dos 30. Ainda assim, tenta o gol num ritmo bem menor do que novatos. O atacante do time do Centro-Oeste marca uma vez, em média, a cada 4,8 chutes. O badalado são-paulino Luis Fabiano, 23, precisa até aqui de 6,7 chances para balançar a rede.
Outros trintões artilheiros têm uma relação entre chances e gols marcados ainda melhores do que a registrada por Alex Dias.
Para marcar seus nove gols, Edílson precisou fazer apenas 20 finalizações, o que dá a média de 2,2 para cada tento. Petkovic ostenta uma marca só um pouco pior -2,5 conclusões para cada gol. Todos esses jogadores têm uma pontaria bem acima do Brasileiro de forma geral -só 36,6 das finalizações do torneio são certas.
Em 73% dos chutes de Alex Dias a bola acaba nas redes ou exige a defesa do goleiro adversário. Para Petkovic e Edílson esse índice é de 55%, enquanto Sérgio Manoel registra 44%. (PC)


Texto Anterior: Futebol: Veteranos dominam artilharia do BR-04
Próximo Texto: Petkovic tira Vasco do limbo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.