São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise atenua os efeitos do bom legado

DA REPORTAGEM LOCAL

A crise econômica mundial que veio logo após a realização dos Jogos de Pequim, em 2008, atenuou o forte impacto positivo previsto para o país.
No setor turístico, por exemplo, a expectativa de Pequim se tornar um dos maiores polos do mundo de visitação de estrangeiros -tal qual ocorreu com Barcelona após sediar os Jogos de 1992- foi atenuada pela crise.
Um ano depois dos Jogos, hotéis de luxo que foram construídos para atender à grande demanda turística da Olimpíada sofrem para manter os quartos ocupados. Segundo fontes do setor hoteleiro local, a taxa de ocupação nas últimas semanas nos principais hotéis luxuosos de Pequim é inferior a 10% da capacidade total.
Um estudo do banco Morgan Stanley já apontava em 2008 que o impacto econômico dos Jogos em países de grandes proporções, como a China, não seria tão significativo.
Já o legado ambiental é amplamente celebrado. Os níveis de poluição vêm caindo desde os Jogos.
Porém todo o alarde feito por estrangeiros em relação à poluição não era um exagero. Segundo estudo fruto de uma parceria das universidades de Oregon (EUA) e Pequim, atletas encontraram níveis de poluição 3,5 vezes maiores durante os Jogos de 2008 do que os das três últimas Olimpíadas. (MB E ML)


Texto Anterior: Sem eventos esportivos, arenas dos Jogos agora priorizam o turismo
Próximo Texto: Motor: "Animal! Estúpido! Navalha!'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.