São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

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Copa JH afasta possíveis investidores

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao entrar na Justiça esportiva para evitar seu rebaixamento em 1999, o Botafogo, além de dar início à confusão que culminaria com a criação da Copa JH, também diminuiu as chances de os clubes brasileiros conseguirem bons contratos de patrocínio.
Como a Folha antecipou em seu especial "Brasileiro-2000", o Nacional com a pior média de público da história -até agora, menos de 9.000 pessoas por jogo- está afastando investidores.
"Provavelmente, se não tivesse acertado com a Fiat, o time estaria sem patrocínio até hoje", afirmou Eduardo Maluf, superintendente de futebol do Atlético-MG.
Só que a Fiat não parece tão satisfeita. "A Copa JH não está tendo uma grande repercussão. Tem pouco público e deixa a desejar na organização. Esperamos que melhore", disse Marco Antônio Laje, diretor de comunicações da Fiat no Brasil. "Não sabemos se renovaremos o contrato. No momento, temos outras prioridades."
Mais de 70% dos 116 clubes da Copa JH não possuem anunciantes na camisa. E, fora exceções, os que conseguiram algo assinaram acordos só para o torneio.
"Por enquanto, pensamos em continuar só por hora com o patrocínio", afirmou Gérson Togolin, diretor de marketing da Tin.
Para os sem-patrocínio, o Clube dos 13 tentou, como fizera na Copa União (1987), vender para uma única empresa o espaço no uniforme dos participantes da Copa JH que estivessem sem anunciantes na camisa. Não conseguiu.
O que restou aos times da elite, que disputam o Módulo Azul da Copa JH, foi aceitar contratos de patrocínio de baixo valor.
"Patrocinador você consegue. O difícil é conseguir o valor que você estabelece para sua imagem. Tivemos sorte ao acertar com a Tin", disse Davi Ferreira da Costa, diretor de negócios e marketing do Coritiba, que não divulgou o valor que recebe da empresa italiana.
Já a Lusa regrediu. O clube é patrocinado pela rede de atacado Armarinhos Fernando, que desembolsa R$ 100 mil por mês, ou seja, um terço do valor pago pela Salemco até julho.
A situação afeta também o Módulo Amarelo. Exemplo disso é o Paraná Clube, que disputa o torneio sem patrocínio. (LS)



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