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Copa JH afasta possíveis investidores
DA REPORTAGEM LOCAL
Ao entrar na Justiça esportiva
para evitar seu rebaixamento em
1999, o Botafogo, além de dar início à confusão que culminaria
com a criação da Copa JH, também diminuiu as chances de os
clubes brasileiros conseguirem
bons contratos de patrocínio.
Como a Folha antecipou em
seu especial "Brasileiro-2000", o
Nacional com a pior média de público da história -até agora, menos de 9.000 pessoas por jogo-
está afastando investidores.
"Provavelmente, se não tivesse
acertado com a Fiat, o time estaria
sem patrocínio até hoje", afirmou
Eduardo Maluf, superintendente
de futebol do Atlético-MG.
Só que a Fiat não parece tão satisfeita. "A Copa JH não está tendo uma grande repercussão. Tem
pouco público e deixa a desejar na
organização. Esperamos que melhore", disse Marco Antônio Laje,
diretor de comunicações da Fiat
no Brasil. "Não sabemos se renovaremos o contrato. No momento, temos outras prioridades."
Mais de 70% dos 116 clubes da
Copa JH não possuem anunciantes na camisa. E, fora exceções, os
que conseguiram algo assinaram
acordos só para o torneio.
"Por enquanto, pensamos em
continuar só por hora com o patrocínio", afirmou Gérson Togolin, diretor de marketing da Tin.
Para os sem-patrocínio, o Clube
dos 13 tentou, como fizera na Copa União (1987), vender para uma
única empresa o espaço no uniforme dos participantes da Copa
JH que estivessem sem anunciantes na camisa. Não conseguiu.
O que restou aos times da elite,
que disputam o Módulo Azul da
Copa JH, foi aceitar contratos de
patrocínio de baixo valor.
"Patrocinador você consegue. O
difícil é conseguir o valor que você
estabelece para sua imagem. Tivemos sorte ao acertar com a Tin",
disse Davi Ferreira da Costa, diretor de negócios e marketing do
Coritiba, que não divulgou o valor
que recebe da empresa italiana.
Já a Lusa regrediu. O clube é patrocinado pela rede de atacado
Armarinhos Fernando, que desembolsa R$ 100 mil por mês, ou
seja, um terço do valor pago pela
Salemco até julho.
A situação afeta também o Módulo Amarelo. Exemplo disso é o
Paraná Clube, que disputa o torneio sem patrocínio.
(LS)
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