São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Vou dar uma pista

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

Uma não, 44 pistas de skate. Esse foi o compromisso assumido pela prefeita Marta Suplicy, e que se encontra em andamento. Incentivado pela pesquisa realizada nas escolas públicas, que apontou o skate como o segundo esporte na preferência dos alunos, o projeto está sendo monitorado pelo arquiteto e skatista George Rotatori, o pioneiro e mais bem-sucedido profissional do assunto.
Também com o acompanhamento de Rotatori -e a ajuda política do deputado Turco Loco (PSDB-SP)-, o governo do Estado, do mesmo modo, percebeu a força do esporte e constrói pistas. Já são cerca de 50, espalhadas pelo interior, pelo litoral e uma recentemente inaugurada junto à Imigrantes, na capital.
Antes de participar da etapa do Mundial de Skate em novembro, em São Paulo, Bob Burnquist, o skatista número um do mundo, passou em revista e deu seu veredicto sobre duas dessas novas pistas públicas da cidade.
Com o joelho direito recém-operado, Bob, 26, primeiro conferiu a pista inaugurada em outubro por Marta no bairro do Jabaquara. Com duas minirrampas, foi construída em parceria com a Confederação de Skate (CBSK) e faz parte do projeto Centros de Bairros, da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
Em poucos minutos, uma platéia se formou para conferir as manobras do campeão. "Nunca vi esse desenho triangular", avaliou Bob. "Quem fez teve muita criatividade." As duas minirrampas, feitas de granilite, têm dois tipos de transição -a curva da parede da pista-, uma mais rápida que a outra. Bob elogia: "Dá estrutura para a molecada andar em transição, que sempre tem em campeonatos, e é um lugar legítimo para eles, sem a polícia incomodar". Mas o top 1 abre ressalva para o perigo de a pista ser muito perto da avenida e de o formato triangular ser traiçoeiro para quem nunca andou: "Você faz a manobra e, quando levanta a cabeça, dá de cara com a parede".
A próxima parada foi na pista da Imigrantes, um projeto da CBSK em parceria com o governo estadual. A pista, em um parque onde ficava uma unidade da Febem, foi cedida pelo governador Geraldo Alckmin. Conta com obstáculos de street -como vulcão, rampa reta 45 e spine com trilho- e também um bank.
Depois de um rolê de 20 minutos, o campeão disse que tanto a pista da Imigrantes quanto a do Jabaquara são melhores do que algumas dos EUA. E deu seu veredicto sobre a do governo: "Tem um ângulo sem transição e umas outras falhas. Mas o design é dez. Difícil traduzir como uma pista deve ser para um cara que não anda de skate, como o pedreiro. Por isso os defeitos aparecem. Mas, pelo menos, a prefeitura e o governo estão querendo dar o skate como lazer", observou Bob.
O prazo inicialmente planejado pela prefeitura para a entrega das 44 pistas -março de 2003- dificilmente será cumprido. Não importa, desde que até o final do mandato isso ocorra. O governo do Estado trabalha numa segunda na capital, no espaço até então ocupado pela Penitenciária do Carandiru e que abrigará o Parque da Juventude, um parque desportivo e de lazer.
O fluxo constante de público nesses espaços evidencia a importância e a carência dessas áreas nas cidades, especialmente aqui na capital. Ponto para o sr. Geraldo e para a dona Marta.

Tow in world cup
Carlos Burle, um dos favoritos ao título do campeonato de ondas grandes no Havaí, quebrou a pélvis enquanto treinava e está fora da competição. Seu parceiro, Eraldo Gueiros, deve formar nova dupla. A prova, cujo período de espera vai até 20 de fevereiro, pode acontecer amanhã.

Dois recordes consecutivos
Apenas cinco dias depois de o inglês Tom Avery, 27, chegar ao Pólo Sul, seu conterrâneo Andrew Cooney, 23, completou os 1.100 km de viagem, a pé e de esquis, em 53 dias e se tornou o mais jovem a concluir a façanha.

Corrigindo
Diferentemente do que foi publicado na coluna "Fundo Demais", na semana passada, Audrey Mestre morreu no dia 12 de outubro, ao tentar quebrar o recorde mundial de mergulho livre.

E-mail sarli@revistatrip.com.br


Texto Anterior: Tênis: Guga tenta repetir 1997 e alcançar sua 2ª final seguida nas duplas
Próximo Texto: Futebol - Soninha: Pontos corridos, o returno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.