São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pan não trará problemas, diz capitão

DO ENVIADO A FLORIANÓPOLIS

"As picuinhas acabaram." Foi assim que o capitão do Brasil, Francisco Costa, respondeu à Folha ao ser questionado se os critérios subjetivos para a convocação para o Pan do Rio não podem ser motivo de reclamação daqueles que ficarem de fora.
O presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), Jorge Lacerda Rosa, porém, admite que as reclamações serão inevitáveis.
"Senão nem precisava de capitão, era só pegar o ranking e chamar os jogadores."
Para a convocação de três jogadores, que também irão disputar as duplas, Costa disse que não vai se basear só no ranking, mas também em outros critérios, como o momento do tenista.
Costa disse que o confronto com o Canadá foi a prova de que "as picuinhas acabaram". Ele convocou oito atletas para os treinos e só pôde escalar quatro. "Quem não jogou agora pode jogar na próxima", disse, ao ser questionado sobre sua inovação.
Isso pode valer para a Davis, cujos confrontos acontecem mais de uma vez ao ano. Mas quem ficar de fora da disputa do Rio, em julho, dificilmente jogará um Pan em casa -a última vez que o Brasil sediou o evento foi em 1963, em São Paulo.
Em Florianópolis, Costa mexeu na equipe. A dez dias do confronto, enviou à ITF (Federação Internacional de Tênis) o nome de Marcos Daniel, mas depois trocou por Ricardo Mello.
Costa acha precipitado falar de Pan agora, já que a definição deve ocorrer no final de maio ou começo de junho.
É justamente este período que Gustavo Kuerten tem em sua mira agora. Ele deve ser o maior beneficiado com os critérios do Pan, já que ocupa só a posição 667 no ranking (é o 22º brasileiro).
Kuerten vai definir seu calendário para os próximos meses nesta semana e pretende passar as próximas se preparando para jogar bem em Roland Garros, para o qual ainda espera um convite da organização. (FI)


Texto Anterior: Brasil vence e pode ver Federer
Próximo Texto: Rio-07 atrasa investigação sobre voluntários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.