São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa desperdiça pole, erra e é só 5º

Alonso e Hamilton, da McLaren, largam bem, conseguem dobradinha na Malásia e são ladeados no pódio por Raikkonen

Brasileiro, que tentava recuperação após mau início de temporada, sai da pista na sexta volta e se frustra ao marcar apenas 4 pontos

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O domínio nos treinos livres de sexta-feira e a quarta pole da carreira pareciam um indício de que Felipe Massa finalmente conseguiria colocar em prática em Sepang o plano que traçou antes do início da temporada: não desperdiçar pontos nas três primeiras corridas do ano.
Uma largada surpreendente das McLaren e um erro na sexta volta do GP da Malásia, segunda etapa do Mundial de F-1, porém, colocaram tudo a perder, pela segunda vez seguida. E o brasileiro teve que amargar apenas uma quinta colocação.
Situação bem diferente da vivida por ele na Austrália, há três semanas, quando comemorou o sexto lugar após um final de semana complicado, em que largou da última posição.
Além de não conseguir os pontos que queria, Massa ainda viu Fernando Alonso vencer pela 16ª vez na carreira, a primeira pela McLaren, e assumir a liderança do campeonato, com 18 pontos. O novato Lewis Hamilton chegou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen.
"O mais importante é que eu consegui marcar pontos. Agora precisamos fazer melhor na próxima corrida", tentou mostrar otimismo o brasileiro.
Mas o fato é que, após duas etapas, a situação de Massa, apontado como um dos favoritos antes do começo da temporada, começa a se complicar. Não só no Mundial mas também dentro da própria Ferrari, que ainda não definiu quem terá status de primeiro piloto.
Raikkonen, seu companheiro de time, já soma dois pódios e sua pontuação é mais que o dobro da de Massa (16 a 7).
Largando em primeiro e tendo o companheiro de equipe na terceira posição, o brasileiro pretendia dar o troco ontem.
Logo na largada, no entanto, Alonso, que saiu em segundo, assumiu a ponta. Hamilton, também da McLaren, pulou do quarto posto no grid para o segundo, deixando as Ferrari de Raikkonen e Massa para trás.
"As McLaren largaram muito bem e chegaram à primeira curva melhor que a gente. Tentei resistir na segunda, mas para não tocar no carro do Alonso tive que brecar, aí o Hamilton me passou", explicou Massa.
O brasileiro ficou no encalço do novato e na terceira volta começou o ataque de fato. Chegou a ultrapassar Hamilton mas levou o troco na seqüência e quase perdeu seu lugar para Raikkonen. Três voltas depois, no mesmo ponto da pista, Massa partiu para cima novamente.
Foi aí que sua corrida foi definida. Ultrapassou o inglês mas errou, saiu da pista e perdeu posições para seu companheiro de equipe e para Nick Heidfeld. Fechou a sexta volta na quinta colocação, de onde só saiu durante as rodadas de pit stops.
No pelotão da frente, Alonso, Hamilton e Raikkonen seguiram sem percalços. E ficaram nesta ordem até a bandeirada.
"Percebi que o Alonso estava indo embora. Sabia que tinha um carro em condições de disputar com ele, então decidi que tinha que ultrapassar o Hamilton", declarou o brasileiro.
"Não é fácil ultrapassar neste circuito, mas eu sabia que tinha que tentar. Tinha que arriscar. A vida é assim", afirmou.
Massa admitiu ter errado, mas colocou também parte da culpa nos pneus. "Errei e saí da pista. Mas eu estava com pouca aderência, por isso escapei e por isso também ele [Hamilton] conseguiu me dar o troco antes", tentou justificar.
"Não me arrependo e não posso me culpar por ter tentado. Hoje [ontem] não deu certo, quem sabe da próxima vez dá."
Para ter sua próxima chance o ferrarista não precisará esperar muito. O GP do Bahrein já acontece no domingo que vem.


Texto Anterior: Cida Santos: O que faz a diferença
Próximo Texto: Desapontada, Ferrari quer dar o troco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.