São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modalidade se vangloria de sua ousadia

da Reportagem Local

Bebeto de Freitas, técnico que conquistou o título Mundial pela Itália, exprimia há dois anos um pensamento que parecia avalizar a aparente ousadia do vôlei.
""Todas as vezes que o vôlei mudou, mudou para melhor", dizia o técnico.
Na época, apenas se cogitava uma outra modificação, além do líbero: a contagem dos sets em pontos corridos, abolindo a vantagem.
De fato, em um século de existência, o vôlei passou por pelo menos 15 modificações em suas regras -desde a introdução do rodízio, em 1912, a outras de maior impacto, como o tie-break (o set sem vantagem), em 1992, que daria origem ao sistema atual de disputa.
Antes de ser posto em prática, o líbero passou por testes em torneios da FIVB (Federação Internacional de Vôlei). O primeiro ocorreu no Grand Prix de 1996 (feminino). Depois, foram mais dois Grand Prix e uma Liga Mundial (torneio masculino), antes da aprovação em 1997.
""A FIVB faz esses testes porque se errar sabe que não pode voltar atrás", diz Ary da Graça Filho, presidente da CBV. ""Seria um desgaste muito grande para ela e para o vôlei."
""Eles nem podem imaginar em voltar atrás com o líbero. Daqui a pouco vai estar se formando uma geração de jogadores só para serem líberos. É a chance que o baixinho tem de jogar", diz Bernardinho, da seleção feminina.
Consciente ao adotar o líbero, a FIVB não tomou a mesma precaução no que se referiu à disputa de sets por pontos corridos.
Em um ano fez os testes e aprovou a modificação. Num misto de oportunismo e política de boa vizinhança com a FIVB, a CBV teve papel fundamental na adoção da regra: mexeu-se para que os Campeonatos Paulista e Carioca de 1998 servissem de cobaias.
Meses antes de sua aprovação -no congresso durante o Mundial do Japão, em novembro-, a regra já estava definida para a temporada 98/99 da Superliga.
""Fomos os pioneiros. Ninguém pode nos tirar, nem os italianos que dizem ter o melhor campeonato do mundo", diz Graça Filho.
O Campeonato Italiano encerra sua temporada neste mês sendo disputado sobre a regra antiga -set de 15 pontos com vantagem.


Texto Anterior: Paulinho tem 'sobrevida'
Próximo Texto: Pan-Americano: Winnipeg vira atalho para "menores"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.