São Paulo, sexta-feira, 09 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo espanhol é o do azul-grená, defende Cruyff

ROBERTO DIAS
EM BARCELONA

Locutores e torcedores espanhóis repetem a todo momento que sua seleção joga um futebol tique-taque.
A expressão deriva do jogo de relógio da Espanha, que toca a bola seguida e pacientemente, de pé em pé. Mas ela revela ainda mais sobre o time nacional, já que o tique- -taque esteve associado ao Barcelona de Guardiola.
Foi um ídolo histórico do Real Madrid que reativou a discussão sobre a origem do estilo. Fernando Hierro, diretor da federação espanhola, disse que "a seleção transmite a personalidade atual do futebol espanhol, e não de um clube como o Barcelona".
O debate ganhou destaque porque do outro lado está o país berço do estilo do Barcelona. Alguns catalães dizem que será um confronto entre o verdadeiro futebol holandês (o da Espanha, supostamente) e uma Holanda que teria renunciado a seu estilo.
Ontem, coube ao precursor do jogo holandês do Barcelona contestar Hierro.
"Sinto muito, mas o estilo da Espanha é o estilo do Barça", escreveu Johan Cruyff no "El Periódico de Catalunya". "Del Bosque sabe o que cada jogador azul-grená pode oferecer: posse de bola, profundidade, sacrifício por todo o campo e pressão quando se perde a bola", disse. "O modelo é Pedro."


Texto Anterior: Matriz x Filial
Próximo Texto: Tostão: Passe burocrático
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.