São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Alemanha verá seis países novatos em Mundiais, quatro deles africanos

2006 será a Copa com mais estreantes no pós-guerra

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa de 2006, que agora já conhece 24 de seus 32 participantes, entrou para a história como o Mundial com mais novidades no pós-Segunda Guerra. Desde 1934, quando o mais importante torneio do futebol teve sua segunda edição, não havia um número tão alto de estreantes -ontem, se classificaram quatro países novatos e mais outras dez seleções.
Angola, Costa do Marfim, Gana e Togo conseguiram inéditas classificações para o Mundial da Alemanha. Na Europa, a Ucrânia já havia garantido seu debute. E haverá uma outra novidade após a repescagem entre a Ásia e a Concacaf (Bahrein, Guatemala, Trinidad e Tobago ou Uzbequistão).
Nos últimos 70 anos, a Copa que teve mais ""marinheiros de primeira viagem" foi a de 1982 (cinco, no total). O Mundial de 1934 teve dez estreantes, mas esse número foi elevado porque apenas 13 países haviam atuado na edição anterior no Uruguai, em 1930.
Ontem, Angola conseguiu sua vaga ao bater Ruanda por 1 a 0 fora de casa, gol aos 35min do segundo tempo de Akwa. Os angolanos barraram assim os favoritos nigerianos, que golearam Zimbábue por 5 a 1 -após três Copas seguidas, vão ficar de fora. Pela primeira vez uma Copa terá três países de língua portuguesa.
Outra potência que ruiu nas eliminatórias africanas foi Camarões. Ontem, em jogo incrível, empatou em 1 a 1 com o Egito -Wome desperdiçou pênalti aos 50min do segundo tempo- e viu Costa do Marfim se classificar ao fazer 3 a 1 no Sudão. É a primeira vez que os ""Leões Indomáveis" não vão à Copa desde 1986. E pela primeira vez uma Copa terá dois times com uniforme laranja.
Gana, que já conseguiu muito sucesso em categorias de base -venceu Mundiais sub-17 em 1991 e 1995-, alcançou com tranqüilidade sua primeira participação em Mundiais. Fez 4 a 0 fora de casa no Cabo Verde. Levou o Grupo 2, o da forte África do Sul.
Já Togo suou. Venceu Congo no campo do adversário de virada por 3 a 2 para se garantir na Copa. Acabou superando na tabela Senegal, sensação do Mundial-2002.
O quinto representante africano não é novato. Tunísia e Marrocos empataram em 2 a 2, e os tunisianos, mandantes, avançaram à Copa como líderes do Grupo 5.
Nos últimos dois Mundiais, que já contaram com 32 participantes, foram quatro estreantes. Poderiam ser até mais que seis debutes se em 2006 a Fifa não considerasse Eslováquia, República Tcheca e Sérvia e Montenegro como veteranas -as três, com chances de classificação, herdam os legados de Tchecoslováquia e Iugoslávia.
Com os quatro países novatos definidos ontem, agora chega a 74 o número de seleções que já alcançaram a fase final do Mundial. Costa Rica, Equador e Paraguai, que estiveram em 2002, também carimbaram passaporte ontem.

Texto Anterior: Mundo virtual: Apito desperta ódio na internet
Próximo Texto: No replay, Bahrein tira empate do Uzbequistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.