São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo demora a dar vistos para Fifa

2014 Funcionários da entidade atuam no Brasil sem ter documento de trabalho; ministérios negam atraso

RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

Funcionários da Fifa e de uma parceira comercial trabalham no país há um ano e meio sem visto de trabalho.
Só agora os documentos começam a ser providenciados pelo governo brasileiro, apesar de a entidade ter feito pedidos há bastante tempo, diz uma fonte ligada à Fifa.
Os ministérios do Trabalho e do Esporte, no entanto, negam problemas. Afirmam que foram ágeis em todas as demandas dos cartolas do futebol e que já concederam os documentos reivindicados.
Mas o Itamaraty, que é quem concede os vistos de fato, confirmou que até agora não recebeu processos deles. "Quando o ofício chegar ao Itamaraty, com observação de que se tratam de funcionários da Fifa, iremos cumprir com o acordo que prevê a agilização da emissão", informou a assessoria do Ministério das Relações Exteriores.
Ao ganhar a organização do Mundial, o país deu garantias de que priorizaria a obtenção de condições diplomáticas e de trabalho a funcionários da Fifa e parceiros.
Mas não é o que ocorreu, segundo um interlocutor da entidade. O diretor de marketing, Jay Neuhaus, por exemplo, mora no Rio de Janeiro e vinha trabalhando sem visto. O Ministério do Esporte afirma que ele já recebeu o seu.
Havia aproximadamente 30 pessoas nessa condição, segundo a Folha apurou, entre funcionários da entidade e da HBS (Host Broadcast System), que filmará e transmitirá as imagens do Mundial.
Com vistos de turistas, esses estrangeiros têm de viajar a outros países a cada três meses para renovar a permissão de ficar. O fato irrita os empregados da entidade, que alegam que tinham mais facilidades na África do Sul.
Uma pessoa ligada à Fifa disse que foi pedida intervenção do Ministério do Esporte para resolver o caso. Mas que não houve sucesso à época.
A pasta dá versão diferente. Disse que concedeu todas as autorizações de trabalho reivindicadas pela federação.
"Não há razões para afirmar que o governo brasileiro estaria descumprindo garantias", disse sua assessoria.
A realidade é que os processos começaram a se resolver recentemente. O Ministério do Trabalho informou ter dado três autorizações de trabalho a funcionários da Fifa.
"Os processos da Copa-2014 são identificados como tal e analisados com prioridade absoluta", afirmou o Ministério do Trabalho.
A partir da autorização, os estrangeiros terão de viajar para o exterior para obter os vistos novos, permanentes e de trabalho, nos consulados de seus respectivos países.
A reportagem apurou que funcionários da HBS já programaram viagens com esse objetivo. Devem ir ao Uruguai nas próximas semanas.


Texto Anterior: Seleção: Insatisfeito, Mano diz que Brasil tem de melhorar
Próximo Texto: Puro sangue
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.