São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lutador convive com críticas de especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ser o campeão dos pesados pela Associação Mundial de Boxe, a qualidade de John Ruiz como pugilista é frequentemente questionada por publicações especializadas e pelo público.
O fato de Ruiz ter conquistado um cinturão que o britânico Lennox Lewis perdeu no tapetão, somado às quatro derrotas sofridas na carreira e à dificuldade que enfrentou para derrotar o veterano Evander Holyfield, é o motivo da descrença.
Quando, em 2000, Lewis optou por enfrentar Michael Grant, considerado por especialistas um rival melhor do que Ruiz, a AMB definiu que este, então o primeiro do ranking, enfrentaria Holyfield, o número dois da listagem, pelo título vago.
Holyfield superou Ruiz em uma decisão por pontos polêmica, que motivou uma revanche -neste ano, Ruiz ganhou por pontos.
A derrota sofrida por Ruiz para o neozelandês David Tua, em 19 segundos, em 1996, provoca críticas até hoje. Além disso, perdeu para os limitados Serguei Kobozev e Danell Nicholson.
Além de Holyfield, os adversários de maior destaque que Ruiz superou na carreira foram o decadente ex-campeão Tony Tucker e o neozelandês Jimmy Thunder.
O temperamento do lutador tampouco cativa o público. Em vez de cultivar a imagem de ""homem mau", Ruiz disse a uma revista especializada que seu passatempo favorito é ver os desenhos do ""Cartoon Network" ao lado dos filhos. (EO)

Texto Anterior: Boxe: Para Ruiz, triunfo abre mercado a latinos
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: A Laranja Turbinada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.