São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

A Laranja Turbinada

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O que aconteceu com a famosa Laranja Mecânica afinal?
Quase todo mundo lamentou o resultado final, a eliminação da forte e atraente seleção holandesa da Copa-2002. E quase ninguém entendeu bem o que aconteceu.
Tudo bem que Portugal tem um belo time e que poderia perfeitamente ficar à frente da Holanda ou de qualquer outra potência do planeta em uma chave. Mas em condições normais seria difícil acreditar que os holandeses ficassem atrás dos duros irlandeses.
Tudo bem que o técnico Van Gaal tem um ego meio parecido com o de Luxemburgo e atrapalhou o rendimento da equipe que vinha jogando tão bem desde 98. Mas ele não tem tanta culpa.
Foi um estranho fato (ou substância, como queiram) que atingiu em cheio o time holandês.
Davids, Frank de Boer e Stam estiveram envolvidos em casos de doping quase no mesmo período. Os dois primeiros, que integraram a seleção ideal da Copa passada, receberam suspensões e não puderam atuar no jogo decisivo da Holanda nas eliminatórias, contra a Irlanda, em Dublin.
Nandrolona foi verificada em exame de Davids após jogo da Juventus no Italiano e em exame de De Boer após partida do Barcelona na Copa da Uefa. Os dois exames foram feitos em março, poucos dias depois de a Holanda pegar a Turquia em um amistoso.
Estava na cara que o problema não era dos clubes, e sim da federação holandesa, que negou, obviamente, ministrar qualquer tipo de estimulante a seus atletas.
Agora, os jogadores da seleção holandesa se negam a receber o composto vitamínico ""Plantina Fit". O produto, descobriu-se, era dado aos membros da equipe já há algum tempo. O corpo médico da federação holandesa garante que o produto não é perigoso nem contém nandrolona, a substância proibida verificada nos exames dos citados jogadores do país.
Em consulta a Osmar de Oliveira, um dos maiores especialistas em casos de doping no Brasil, fica claro que complexos vitamínicos não contêm mesmo nandrolona.
Mas há algumas dúvidas ainda sobre o ""Plantina Fit" e sobre outros produtos que os craques holandeses teriam usado. Davids, por exemplo, sofre de glaucoma e joga já há bastante tempo com autorização para utilizar medicamentos proibidos pelos órgãos que fazem controle antidopagem.
Sem discutir o talento de Davids, um volante tecnicamente perfeito, sua capacidade física é algo que salta aos olhos. Tanto que o diplomático presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse em entrevista que não era só nandrolona o problema de Davids. A declaração fez com que o atleta processasse o máximo dirigente do futebol -com razão, por esse não ter dado prova do que disse.
A rusga entre Blatter e Davids, suspeitou-se, poderia atrapalhar ainda mais o caminho da Holanda nas eliminatórias (se os holandeses fossem à Copa, muito possivelmente seriam cabeças-de-chave no lugar da Espanha). Mas não foi o que ocorreu. No jogo decisivo contra a Irlanda, o defensor Gary Kelly foi expulso aos 13min do segundo tempo, e, apesar disso, os holandeses acabaram perdendo a partida e a classificação.
A cabeça do time holandês mostrou-se perturbada já no jogo contra a frágil Estônia, quando um milagre no fim salvou a equipe. A Holanda, cujas leis aceitam bem algumas drogas, não foi à Copa-2002 por causa de doping.

Laranjas ácidas
Os jogadores holandeses estão dando show na Copa dos Campeões. Em duas rodadas da segunda fase da nobre competição européia, são três gols de Van Nistelrooy, um de Kluivert, um de Overmars e um de Makaay. Mas o lance mais belo do torneio até agora foi a assistência antológica de Bergkamp no jogo passado do Arsenal. Quase tão sensacional quanto o gol que ele fez na Argentina nas quartas-de-final da Copa-98. Que perda para 2002!

Laranjas vitaminadas
Os jogadores holandeses que atuam na Itália, assim como os de outras tantas nacionalidades, estão fazendo uso do complexo vitamínico ""Glutamax", que teria substâncias proibidas, segundo o Ministério da Saúde da Itália. Quase todos os clubes da primeira e da segunda divisão do país dão o produto para seus atletas. Imagine só o caso de Davids, que vinha tomando ""Glutamax", ""Plantina Fit" e remédios proibidos para glaucoma. Que belo coquetel!

E-mail rbueno@folhasp.com.br



Texto Anterior: Lutador convive com críticas de especialistas
Próximo Texto: Basquete: Araçatuba, 0 vitória, faz vaquinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.