São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fase de crescimento

San-São expõe conflito de gerações

Santos tem metade de seu elenco composto pela base, já São Paulo mantém apenas quatro atletas revelados no clube

Com média de idade de 28 anos, equipe são-paulina é quatro anos mais velha do que time santista, recheado por garotos abaixo dos 20

JULYANA TRAVAGLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Cena um: diante do Marília, o atacante santista Alemão, 18, recebe a bola dentro da área e, com o gol livre, chuta na trave.
Cena dois: diante do São Caetano, o zagueiro Aislan, 19, vê o jogo do banco, enquanto o São Paulo não passa de um empate.
As duas partidas, ocorridas na quinta-feira passada, pelo Paulista-2008, são reveladoras de como Santos e São Paulo, protagonistas hoje do terceiro clássico da competição, tratam seus jovens atletas. Os novatos santistas são vistos como salvação. Já os são-paulinos ficam de lado, quase alijados da ação, à espera de amadurecimento.
O reflexo está em campo -e fora dele. O Santos tem um elenco composto por 17 jogadores revelados na sua categoria de base, entre 34. Desses, a maioria ainda não passou dos 20 anos. Antes do Paulista, formavam a base do time da Copa São Paulo de juniores.
Alemão, Tiago Luís, Carleto e Anderson Salles viraram opções diante da falta de recursos do Santos. Alçados até a titulares, tornaram o time inexperiente: a média de idade hoje vai girar em torno de 24 anos.
Bem diferente do experiente elenco são-paulino, onde a preferência é por contratar jogadores rodados, com passagens por mais de um clube. A média de idade chega a 28 anos.
Em seu elenco, são apenas quatro jogadores da base, de um total de 23. Entre eles está o goleiro Rogério Ceni, revelado nos anos 90, quando assistia do banco às conquistas da era Telê, esperando para ser ídolo.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: São Paulo protege jovens, e Santos os atira para as feras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.