São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF não define critérios para as vagas na Copa Sul-Americana

Entidade pode fazer uso político do torneio da Conmebol ao indicar times

DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Brasileiro dava até o ano passado vagas na Copa Sul-Americana para os times que ficassem nas oito melhores colocações fora da zona da Libertadores (normalmente, do 5º ao 12º lugar, excetuando times que já tenham vaga garantida na principal competição interclubes da América).
Porém, neste ano, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) colocou até no regulamento do Nacional que não sabe quem irá indicar para o segundo torneio da Conmebol.
O artigo 8º do capítulo 2 do regulamento do Brasileiro diz que "os critérios de participação dos clubes na Copa Sul-Americana serão definidos posteriormente através de comunicação oficial da CBF".
Para este ano, a CBF cogita levar à Sul-Americana times que valorizem mais a disputa e não coloquem reservas ou times mistos na competição internacional. Já houve estudo para classificar as equipes para o interclubes por meio de outros torneios que não o Brasileiro. Dessa forma, poderia haver uso político na indicação.
A Conmebol já sinalizou que o campeão da Copa Sul-Americana deste ano terá vaga na Libertadores do ano que vem, uma forma de estimular mais a disputa, em especial no Brasil.
Porém há muita coisa ainda a ser discutida. Se Grêmio e Atlético-MG fizerem a final da Copa Sul-Americana e um deles for também um dos melhores do Brasileiro, por exemplo, o vice-campeão do torneio continental também poderia jogar a Libertadores de 2011.0 (RBU)


Texto Anterior: Selecionáveis têm fim de semana feliz e tranquilo
Próximo Texto: Corinthians inicia bem sua terapia no Brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.