São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção tem experiência só na idade

Time é o mais velho da Copa, mas só 7 dos 23 atletas já jogaram uma

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

Dunga preza a experiência, tanto que montou a equipe mais velha entre as 32 que participam da Copa do Mundo da África do Sul, com média de quase 29 anos.
Mas, entre as principais seleções, nenhuma como a brasileira tem tão poucos jogadores que sabem o que é disputar uma partida de Copa.
Dos 23 convocados por Dunga, apenas 7 já participaram de um jogo de Mundial: Juan, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká, Robinho, Gilberto e Kleberson, sendo que os dois últimos são reservas.
Entre as grandes seleções, só a Alemanha tem um número tão baixo de atletas que já jogaram duelos pelo mais nobre evento do futebol.
Mas o time europeu tem uma média de idade quase quatro anos menor do que a brasileira. E os integrantes com bagagem anterior em Copas somam 48 jogos pela competição, quatro a mais que os chamados por Dunga.
Outras seleções europeias são muito mais experientes em termos de Mundiais.
A Holanda convocou 12 atletas que já jogaram pelo torneio. A Inglaterra, 11. Na Espanha, oito titulares têm experiência prévia em Copa.
Não é pequena a lista de brasileiros que vão para seu primeiro Mundial mesmo já sendo trintões -ou bem perto disso. São os casos de Josué, 30, Grafite, 31, Maicon, 28, e Luis Fabiano, 29. O mais jovem do grupo é Ramires, 23, outro novato em Copa.
Dos goleiros, ninguém disputou um jogo de Mundial. O titular, Júlio César, esteve na Alemanha-2006, mas era o terceiro da posição.
Segundo os médicos da CBF, as dores nas costas do jogador da Inter de Milão não o impedirão de entrar em campo na estreia na Copa sul-africana, contra a Coreia do Norte, na próxima terça.
Se a previsão dos médicos falhar, o titular será Gomes, 29, na sua primeira Copa.
Gomes, aliás, atribuiu à sua falta de experiência o fato de não ter se firmado quando foi convocado pela primeira vez, em 2006. (EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDES, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: O peso da idade
Próximo Texto: Gilberto Silva sai em defesa de Felipe Melo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.