São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula da Fifa tenta barrar projeto que democratiza eleições

Proposta inclui jogadores e treinadores na escolha do chefe das federações nacionais

DO ENVIADO A JOHANNESBURGO

A cúpula da Fifa articula- -se para brecar uma tentativa de democratização do futebol às vésperas da Copa.
A maioria dos membros do Comitê Executivo da entidade atua para barrar o aumento do colégio eleitoral das confederações nacionais.
Pelo projeto, clubes, jogadores, árbitros e equipe de apoio (treinadores e médicos) poderiam ter participação direta ou indireta no congresso das associações.
Na prática, isso significaria, por exemplo, que a eleição do presidente da CBF teria participação dessas pessoas e clubes. Hoje, só os clubes e as federações estaduais votam para o cargo.
Essa ideia foi apresentada no último congresso da Fifa, no ano passado. Trata-se de uma alteração no artigo décimo do estatuto da entidade.
Pela pauta atual, esse projeto irá a votação hoje na sessão com os 208 membros. Se aprovado, vai se tornar obrigatório para as associações.
"Portanto, deveria ser estipulado nos estatutos das associações que todos os membros deveriam estar representados, direta ou indiretamente, no congresso", explica a proposta.
Só que os membros do Comitê Executivo se deram conta de que isso pode lhes tirar poder. Alguns ficaram até surpresos pelo fato de o assunto ter entrado em pauta.
Para chegar a votação, a proposta passou pela cúpula da Fifa, que conta só com 25 membros. Mas alguns deles alegaram desconhecê-la.
A partir daí, iniciou-se a articulação entre as confederações continentais para retirá--la de pauta. Até o final da noite de ontem, não ficou claro se a manobra obteve êxito.
Ontem, os membros do comitê estiveram na cerimônia de abertura do congresso, com shows e homenagens a cartolas e jogadores.
A Fifa tem como característica a concentração de poder em seu Comitê Executivo, que decide, por exemplo, onde é a Copa. (RODRIGO MATTOS)


Texto Anterior: Técnico minimiza a ausência de Pirlo
Próximo Texto: Maradona dá sinais de que irá ao ataque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.