São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Atleta de 18 anos, que foi quinto nos Jogos de Atenas, quebra jejum de 7 anos do país em um Mundial de piscina curta

Thiago Pereira conquista ouro nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O nadador brasileiro Thiago Pereira, 18, conquistou na noite de ontem a medalha de ouro nos 200 m medley (quatro estilos) no Mundial de piscina curta (25 m), que está sendo realizado em Indianápolis, nos EUA.
Pereira, que nos Jogos de Atenas havia sido quinto na mesma prova, disputada então em piscina de 50 m, marcou ontem o tempo de 1min55s78, novo recorde sul-americano, na piscina construída dentro do ginásio de basquete Conseco Fieldhouse. Ele chegou à frente do americano Ryan Lochte (1min55s86) e do tunisiano Oussama Mellouli (1min56s23).
"Esperava fazer por volta de 1min55s [para vencer]", declarou ele. "Vou agora para os 100 m medley", acrescentou, em referência à prova cuja finalíssima será amanhã, último dia do evento.
No pódio, foi cumprimentado pelo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, e ouviu o Hino Nacional, que não era tocado em um Mundial de piscina curta desde 1997, quando Gustavo Borges ganhou os 200 m livre na edição de Gotemburgo (Suécia).
A medalha foi a quarta do Brasil na competição, que anteontem sofreu um grande baque quando a superestrela Michael Phelps, oito pódios (seis ouros) em Atenas, desistiu de suas provas restantes por causa de contusão nas costas.
Na quinta-feira, primeiro dia de provas, o país levou a prata com o revezamento 4 x 100 m livre (com Pereira, Nicholas Santos, César Cielo Filho e Cristiano Santos). Depois, anteontem, com outro revezamento, o 4 x 200 m livre (de novo com Pereira, mais Rodrigo Castro, Rafael Mosca e Lucas Salatta), veio um bronze.
Ontem, antes do feito de Pereira, o Brasil levou um outro bronze, com Nicholas dos Santos, 24, na prova mais rápida do Mundial, os 50 m livre. Ele nadou em 21s71. O campeão foi o britânico Mark Foster (21s58). O sueco Stefan Nystrand obteve a prata (21s66).
A campanha brasileira já supera a registrada no último Mundial em piscina de 25 m. O país deixou Moscou-2002 com uma medalha de prata e uma de bronze.

Texto Anterior: Santos faz mistério do "mistão"
Próximo Texto: Futebol: "Falido", Corinthians vê ex-parceiro rico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.