São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

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Petrobras abastece caminho rumo a Atenas

ENVIADO ESPECIAL A CONCEPCIÓN

A estatal brasileira Petrobras banca o torneio de futebol que pode levar o país rumo ao inédito ouro nos Jogos de Atenas.
A empresa se tornou recentemente parceira da Conmebol, entidade que controla o futebol sul-americano, e virou patrocinadora oficial do evento que classificará duas seleções sub-23 para o torneio na Grécia, em agosto.
Tanto na sede do Grupo A, Concepción, que vê hoje o primeiro grande clássico da competição entre Brasil e Uruguai, quanto em La Serena e Coquimbo, que abrigam o Grupo B, a petrolífera nacional se faz muito presente.
Os campos em que acontecem os jogos são cercados por placas da Petrobras, que estampa sua marca na revista oficial do Pré-Olímpico e nas coletivas de imprensa de todas as seleções.
""A Petrobras é nossa cliente há uns seis anos, mas antes concentrava seus investimentos mais no futebol brasileiro. Agora, ela está visando o mercado externo. Além das placas de publicidade, há comunicação visual em salas de imprensa, salas VIPs", diz Sidney Fideliz, produtor da Traffic, empresa que tem os direitos do torneio.
A estatal conta com espaço nobre nos estádios. Convidados da empresa poderão acompanhar toda a competição, especialmente na fase final, em Viña del Mar.
""Há festa programada para a fase final, um show. Aí a Petrobras deverá trazer muitos convidados. Esperamos que o Brasil esteja lá", declarou Fideliz.
A Petrobras foi procurada ontem pela Folha mas, segundo sua assessoria de imprensa, não podia informar detalhes do patrocínio ao Pré-Olímpico e das ações de marketing no Chile.
A empresa começou a se interessar primeiro pelo mercado argentino. Patrocina o Racing e teria feito proposta de US$ 1,6 milhão para estampar seu nome na camisa do Boca Juniors, time mais popular do país vizinho.
Nas eliminatórias da Copa, a empresa tem placas em jogos de Brasil e Argentina. Agora, com o Pré-Olímpico, a exposição será em todo o continente e também em dezenas de países que recebem imagens do qualificatório.
A estatal vive uma nova fase em sua relação com o Flamengo, clube mais popular do país que tem grande dívida com o governo. No mesmo momento em que repensa seu investimento no time carioca, a Petrobras se lança de vez no futebol internacional.
As ações de marketing da empresa não se limitam às quatro linhas. A estatal é parceira da Williams na F-1 e patrocinadora da equipe brasileira que está disputando o Rali Dacar.
O atuação da Petrobras também avança para os esportes olímpicos. A Federação Brasileira de Vela a Motor recebeu, em 2003, R$ 550 mil da empresa. A confederação de handebol, deve ganhar R$ 800 mil neste ano para preparar as seleções que irão à Grécia.
O outro patrocinador oficial do Pré-Olímpico é a Visa, que inclusive já garantiu a associação de seu nome aos Jogos-2004. (RBU)



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