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Petrobras abastece caminho rumo a Atenas
ENVIADO ESPECIAL A CONCEPCIÓN
A estatal brasileira Petrobras
banca o torneio de futebol que pode levar o país rumo ao inédito
ouro nos Jogos de Atenas.
A empresa se tornou recentemente parceira da Conmebol, entidade que controla o futebol sul-americano, e virou patrocinadora
oficial do evento que classificará
duas seleções sub-23 para o torneio na Grécia, em agosto.
Tanto na sede do Grupo A, Concepción, que vê hoje o primeiro
grande clássico da competição
entre Brasil e Uruguai, quanto em
La Serena e Coquimbo, que abrigam o Grupo B, a petrolífera nacional se faz muito presente.
Os campos em que acontecem
os jogos são cercados por placas
da Petrobras, que estampa sua
marca na revista oficial do Pré-Olímpico e nas coletivas de imprensa de todas as seleções.
""A Petrobras é nossa cliente há
uns seis anos, mas antes concentrava seus investimentos mais no
futebol brasileiro. Agora, ela está
visando o mercado externo. Além
das placas de publicidade, há comunicação visual em salas de imprensa, salas VIPs", diz Sidney Fideliz, produtor da Traffic, empresa que tem os direitos do torneio.
A estatal conta com espaço nobre nos estádios. Convidados da
empresa poderão acompanhar
toda a competição, especialmente
na fase final, em Viña del Mar.
""Há festa programada para a fase final, um show. Aí a Petrobras
deverá trazer muitos convidados.
Esperamos que o Brasil esteja lá",
declarou Fideliz.
A Petrobras foi procurada ontem pela Folha mas, segundo sua
assessoria de imprensa, não podia
informar detalhes do patrocínio
ao Pré-Olímpico e das ações de
marketing no Chile.
A empresa começou a se interessar primeiro pelo mercado argentino. Patrocina o Racing e teria feito proposta de US$ 1,6 milhão para estampar seu nome na
camisa do Boca Juniors, time
mais popular do país vizinho.
Nas eliminatórias da Copa, a
empresa tem placas em jogos de
Brasil e Argentina. Agora, com o
Pré-Olímpico, a exposição será
em todo o continente e também
em dezenas de países que recebem imagens do qualificatório.
A estatal vive uma nova fase em
sua relação com o Flamengo, clube mais popular do país que tem
grande dívida com o governo. No
mesmo momento em que repensa seu investimento no time carioca, a Petrobras se lança de vez
no futebol internacional.
As ações de marketing da empresa não se limitam às quatro linhas. A estatal é parceira da Williams na F-1 e patrocinadora da
equipe brasileira que está disputando o Rali Dacar.
O atuação da Petrobras também
avança para os esportes olímpicos. A Federação Brasileira de Vela a Motor recebeu, em 2003, R$
550 mil da empresa. A confederação de handebol, deve ganhar R$
800 mil neste ano para preparar as
seleções que irão à Grécia.
O outro patrocinador oficial do
Pré-Olímpico é a Visa, que inclusive já garantiu a associação de
seu nome aos Jogos-2004.
(RBU)
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