UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Apelido "Timão" pegou graças à gozação de rivais

DA REPORTAGEM LOCAL

O popularíssimo apelido "Timão", quem diria, pegou mesmo graças aos torcedores rivais, mais do que pelos gritos dos corintianos.
Ele surgiu em 1966, conforme está no livro "Almanaque do Timão", de Celso Unzelte. O apelido veio com a chegada de Garrincha ao clube. O então presidente Wadih Helu resolveu montar um esquadrão e investiu pesado nas contratações do zagueiro Ditão, do volante Nair, ambos da Lusa, e de Garrincha, ex-Botafogo.
O jornal "A Gazeta Esportiva", à época, saudou os reforços corintianos apelidando o clube de "Timão".
No dia da estréia de Mané Garrincha, um Corinthians x Vasco no Pacaembu, o jornal parodiou em sua manchete uma marchinha de Jackson do Pandeiro para a Copa de 58, que dizia "Vocês vão ver como é/ Didi, Garrincha e Pelé". A manchete ficou: "Vocês vão ver como é/ Ditão, Nair e Mané".
O Corinthians apanhou por 3 a 0 e a gozação dos rivais foi impiedosa, ainda mais porque o "Timão" levou 5 a 1 do Botafogo na sequência. Para não dar o braço a torcer, os corintianos adotaram o "Timão". (LR)


Texto Anterior: Futebol: "Todo-Poderoso" desafia "O Mais Forte" na Libertadores
Próximo Texto: Olimpíada: Coca-Cola faz acordo com o COB e promete bicho à seleção em Atenas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.