São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ícones estaduais desafiam Palmeiras

Equipe terá, até a 6ª rodada, Coritiba, Inter, Sport e Cruzeiro, que entram no Nacional como campeões de seus Estados

Luxemburgo põe Brasileiro no nível da Copa dos Campeões, diz que esta edição será a mais difícil e mantém a base do Paulista


TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras abriu 2008 conquistando o título de equipe top no torneio regional rotulado como o mais difícil do Brasil: o Campeonato Paulista.
Mas o poderio palmeirense será colocado mesmo à prova neste início de Brasileiro, quando o time terá já nas seis primeiras rodadas quatro campeões estaduais pela frente para testar sua força.
A estréia é hoje, às 16h, na capital do Paraná contra o Coritiba, campeão paranaense.
Depois, o time paulista encontra o campeão gaúcho, Internacional, na segunda rodada. No seu quinto compromisso, o time vai até Recife enfrentar o campeão pernambucano Sport e, na sexta jornada, recebe o Cruzeiro -que ostenta o atual título de Minas Gerais.
Vanderlei Luxemburgo começa sua busca pelo sexto título nacional exaltando as dificuldades do campeonato.
"Acho o Brasileiro no nível da Copa dos Campeões. Você tem 14, 15 equipes que entram no torneio com condições de conquistar o título", afirmou o treinador, que foi campeão do certame em 93 e 94 (Palmeiras), 98 (Corinthians), 03 (Cruzeiro) e 04 (Santos).
Diante de uma tabela que coloca o Palmeiras como rival de tantos campeões estaduais já nas primeiras rodadas, o treinador não se assusta.
"Até agora não dá para falar quem é o melhor time do Brasil. Isso vai para o time que conseguir a melhor performance. Apesar de termos sido campeões, considero o São Paulo ainda num estágio acima do Palmeiras", falou o treinador.
Entre os candidatos ao título, Luxemburgo escalou os grandes centros para colher as equipes que, por enquanto, abrem a possibilidade de título.
"Internacional e Cruzeiro estão com times fortes. O Grêmio está se preparando há dois meses para o Brasileiro. No Rio, o Botafogo tem uma equipe consistente e Flamengo e Fluminense também aparecem muito bem", comentou.
Sobre o time que enfrenta hoje o Coritiba, Luxemburgo vai seguir a receita que deu certo no Campeonato Paulista.
"Não tenho o que mexer, não tenho dúvida, então não tem porque esconder. O time é esse [que ganhou o Estadual] mas é bom que apareça alguém para incomodar os titulares."
A expectativa por um bom desempenho do time é grande no clube. Luxemburgo, porém, sabe que a pressão pelo sucesso no Nacional aumentou bastante internamente após a eliminação do Palmeiras para o Sport na Copa do Brasil.
Um dos contratados que chegaram ao clube este ano, Diego Souza disse que o time está focado neste início. "Gostaríamos muito de estar na Copa do Brasil, mas não deu. É passado. Então temos de nos concentrar num bom início no Brasileiro, pois os adversários são de ótimo nível", falou o jogador.
O vice-presidente Gilberto Cipullo quis atenuar a obrigação do título em função dos investimentos feitos na equipe. Mas deixou claro que o time não pode ser só coadjuvante.
"Vamos entrar na competição para brigar pelo título, não apenas para chegar na Libertadores. Se vier somente a vaga para voltarmos à Libertadores, será uma decorrência", falou.


NA TV - Coritiba x Palmeiras
Globo (para SP) e Band (menos Curitiba e Rio), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Primeira vez: Palmeiras estréia sob holofotes
Próximo Texto: Treinadores polarizam as atenções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.