São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa pode ter campeão que faça gols só em disputas de pênaltis

MARCOS CÉZARI
DE SÃO PAULO

Você já pensou na possibilidade de uma seleção ser campeã da Copa do Mundo sem fazer gols no tempo normal e nas prorrogações?
Por mais absurdo que isso possa parecer, o regulamento do Mundial de futebol prevê essa possibilidade.
Para que uma seleção avance às oitavas de final sem fazer gols, será preciso que ocorra uma combinação de resultados. A primeira: essa seleção terá de empatar seus três jogos em 0 a 0.
A segunda: a seleção que ficar em primeiro lugar no grupo terá de vencer os outros dois jogos. Finalmente, a terceira combinação: as outras duas seleções terão de empatar o jogo entre si.
Assim, a seleção A vencerá dois jogos e somará sete pontos, pois empatará o terceiro em 0 a 0. A seleção B ficará em segundo com três pontos (três 0 a 0). As seleções C e D terão perdido para A, terão empatado com B e terão empatado entre si. Ambas somarão dois pontos.
Alguém poderá dizer que essa hipótese é difícil, para não dizer impossível. Difícil é, mas não impossível.
Apenas para lembrar: em 1998, na França, ocorreram exatamente essas hipóteses, com uma diferença: o Chile, segundo colocado no grupo A, fez gols em todos os jogos.
Nesse grupo, a Itália fez sete pontos: empate em 2 a 2 com o Chile e vitórias por 3 a 0 sobre Camarões e 2 a 1 sobre a Áustria. O Chile empatou seus outros dois jogos em 1 a 1, contra austríacos e camaroneses, e fez três pontos. Para provar a tese, Áustria e Camarões empataram em 1 a 1 e fizeram só dois pontos.
Esses resultados comprovam que é possível, sim, uma seleção empatar seus três jogos e se classificar. O difícil é que em todos os três jogos o placar fique em branco.
Após a fase de grupos, vêm as oitavas de final, no sistema eliminatório: em caso de empate no tempo normal, há prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, há cobrança de pênaltis.
Esse critério vale também para as quartas de final, para a semifinal e para a final.
Assim, se uma seleção se classificar na fase de grupos com três empates em 0 a 0 e obtiver os mesmos resultados no tempo normal dos quatro jogos seguintes e nas prorrogações, ela poderá ser campeã do mundo apenas na cobrança de pênaltis.


Texto Anterior: Quem vai ganhar a Copa?
Próximo Texto: F-1 volta ao Canadá após um ano de ausência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.