UOL


São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Categoria cresce com crise da concorrente

IRL golpeia rival Indy e realiza no Japão sua 1ª prova fora dos EUA

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A IRL começa a colocar em prática, na próxima madrugada, sua última jogada para superar a rival Indy no cenário internacional. A partir da 0h30 (de Brasília), a categoria realiza o GP do Japão, sua primeira etapa fora dos EUA.
Mergulhada na maior crise de sua história, a Indy acabou perdendo a prova japonesa -que fez parte de seu calendário até a temporada passada- para a rival.
O motivo é simples: a Honda, proprietária do circuito, trocou de categoria neste ano e levou consigo a corrida em seu país, exigência para a transferência.
Mas a prova japonesa significa um passo enorme para o futuro da categoria. Nunca, em sete anos de existência, a IRL realizou uma etapa fora do solo americano.
"Acho que nossa estréia fora dos EUA indica que a categoria está crescendo em popularidade por todo o mundo", disse Tony George, homem-forte da IRL.
O fato é que, desde o ano passado, o número de pilotos, equipes, patrocinadores e circuitos que se transferem de uma categoria para a outra não pára de aumentar.
Na pista, os brasileiros tentam manter a boa fase. Tony Kanaan, da Andretti-Green, em sua primeira temporada na IRL, lidera a classificação com 84 pontos. Hélio Castro Neves, da Penske, é o segundo colocado, com 75.
O brasileiro Gil de Ferran, da Penske, acidentou-se em Phoenix e será substituído por Alex Barron. O escocês Dario Franchitti, da Andretti-Green, caiu de moto e dará lugar a Dan Wheldon.


NA TV - GP do Japão, ao vivo, à 0h30, na Sportv


Texto Anterior: Memória: Fernanda e Fofão voltam a duelar em uma decisão
Próximo Texto: Motor - José Henrique Mariante: O circo de Montezemolo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.