São Paulo, domingo, 12 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Atacante já deu taça para o São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Ronaldo disse anteontem não lembrar direito, mas ele já errou um pênalti decisivo contra o São Paulo que rendeu um título para o seu rival de hoje.
A partida aconteceu no dia 29 de setembro de 1993. Foi a decisão da Recopa Sul-Americana no Mineirão. Ronaldo defendia o Cruzeiro e, em meio ao Campeonato Brasileiro, foi definida a disputa entre os clubes que eram vigentes campeões da Libertadores (São Paulo) e da Supercopa (Cruzeiro).
O jogo terminou sem gols no tempo normal, assim como a partida de ida entre as equipes em São Paulo. Na disputa de pênaltis, a sensação do Cruzeiro cobrou, e Zetti, o goleiro tricolor, espalmou.
O São Paulo venceu por 4 a 2 a disputa de pênaltis (Paulo Roberto também havia errado antes sua cobrança pelo Cruzeiro) e conquistou a primeira de suas duas Recopas -em 1994, ganhou o bi no Japão em cima do Botafogo.
""Não me lembro desse jogo. A gente não lembra das derrotas", disse Ronaldo, sorridente, anteontem.
Após ele falhar em sua cobrança, um outro Ronaldo, o zagueiro são-paulino Ronaldão, companheiro do ""Fenômeno" no tetra nos EUA em 1994, converteu o pênalti crucial para o São Paulo, que, segundo consta, desperdiçou a chance de contratar Ronaldo quando garoto.
Nessa decisão da Recopa, Ronaldo deu trabalho à defesa são-paulina. Cabeceou uma bola na trave, quase fez um gol no rebote e reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro uruguaio Jorge Nieves.
Ronaldo já enfrentou neste Paulista os outros rivais corintianos. Contra o Palmeiras, fez gol nos segundos finais e selou o 1 a 1 em Presidente Prudente.
No mesmo Pacaembu de hoje, ele passou em branco contra o Santos. O Corinthians venceu por 1 a 0, mas o ""Fenômeno" teve uma atuação só discreta.
Ronaldo costuma se dar bem em clássicos. No Barcelona x Real Madrid, ele marcou com as duas camisas. O mesmo vale para o Inter x Milan. Ronaldo não perdeu nenhum Atlético-MG x Cruzeiro -tem média de um gol por jogo nesse clássico. (RB E TA)


Texto Anterior: Ronaldo mata jogos sem muito esforço
Próximo Texto: Washington vê adversário como especial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.