São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] Foco

Hit em estádio, "mostre seus seios" causa polêmica no futebol americano

DANIEL BERGAMASCO
DE NOVA YORK

Com cerveja e rosquinhas na mão, os torcedores do New York Jets, time de futebol americano, vão se amontoando em torno da rampa espiral do setor D do Giants Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, assim que começa o intervalo do jogo. A estratégia é se debruçar sobre o parapeito para provocar as garotas que despontam lá embaixo.
Primeiro alvo: uma jovem loira, 20 e poucos anos, aparece para subir a ladeira. A multidão urra: "Show your tits! Show your tits! Show your tits! [Mostre seus seios!]". Ela passa de cabeça baixa, sem atender ao pedido. E é alvejada por bolinhas de guardanapo usado.
A brincadeira costuma ser pior: copos com cerveja cheios pela metade voam em direção à cabeça das garotas que não concordam em levantar a blusa. As que obedecem são aplaudidas, mas, depois, têm as fotos publicadas em sites da internet.
A zombaria é uma tradição nos jogos dos Jets no estádio, sempre na mesma rampa do setor D. Nesta temporada, o número de adeptos chegou às centenas, o que atraiu a atenção da mídia local e críticas das autoridades.
Richard J. Codey, presidente do Senado de Nova Jersey, criticou o ritual três semanas atrás, mas ontem disse que acredita nas medidas tomadas para coibi-lo.
Com a difusão da novidade, hoje os torcedores instalados em outros setores correm para o D no intervalo.
O estádio teve de reforçar a segurança. No jogo do último domingo, em que os Jets, que fazem campanha pífia, foram derrotados pelo Cleveland, havia pelo menos dez homens, entre policiais e funcionários, cercando a multidão, mas se limitando a afastar os que estavam com cerveja na mão. "Não posso proibir ninguém de gritar", disse um segurança à Folha.
Segundo freqüentadores, o ritual, ao menos por enquanto, não afastou do estádio o público feminino, que pode ser considerado expressivo.
Mulheres acompanhadas também não são poupadas. O surgimento de uma delas, versão mais cheinha da socialite Paris Hilton, puxa novos gritos de "show your tits", e a moça é acolhida nos braços do namorado -que é ultrajado aos berros de "asshole! asshole [imbecil]", mas dá risada, tentando mostrar que levou na esportiva.
Várias garotas, aliás, entram na brincadeira e vão voluntariamente até o parapeito da rampa fazer o suspense do tira-ou-não-tira.
"Eu vim aqui pelos seios! Os seios são o que importa!", diz Daniel Hatton, 32, com gorro dos Jets e cerveja na mão. Ao fundo, a torcida grita: "Tits! Tits! Tits! Tits!".
"Esses caras são uns imbecis. Amo vir ao jogo, mas essa bagunça é ridícula. Já vi uma garota sair daqui com a roupa molhada, depois de acertarem cerveja nela", diz a estudante Meaghan Smith, 22.
Com o policiamento e os relatos de que as garotas que mostram os seios têm tido suas fotos espalhadas na internet, poucas têm atendido ao pedido da multidão. No domingo, nenhuma garota topou levantar a blusa.
O fotógrafo do tablóide "New York Post" reclamava. "Preciso da foto de uma garota, mas só esse aqui mostrou os seios", dizia ele, mostrando na câmera a foto de um rapaz obeso que ergueu a blusa para a multidão.


Texto Anterior: Automobilismo: Schumacher pilota táxi para não perder avião
Próximo Texto: Thiago pode estar a um braço de Phelps
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.