UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes "coelhos" caem na Europa

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha do Cruzeiro no início do Brasileiro é melhor do que qualquer começo de campanha de um time que atua nas principais ligas nacionais da Europa.
Mas isso não significa que o título é só uma questão de tempo para o time mineiro, o "coelho" a ser perseguido neste Nacional. Os exemplos da atual temporada européia apontam para o contrário.
Após oito rodadas, Inter de Milão, Real Sociedad e Arsenal lideravam os campeonatos nacionais de Itália, Espanha e Inglaterra, respectivamente, com campanhas bastante promissoras.
No fim, Juventus e Manchester United acabaram com o título nas ligas italiana e inglesa. E o atual líder do Espanhol é o La Coruña.
Na França, o melhor após oito rodadas era o Nice. Hoje, o time está em oitavo lugar -o Lyon ocupa a primeira posição e tem 13 pontos a mais que o Nice.
Entre as principais ligas nacionais da Europa, apenas a da Alemanha consagrou mesmo a melhor campanha inicial. O Bayern de Munique, que tinha seis vitórias, um empate e uma derrota após oito rodadas, terminou como campeão -não teve adversários ao longo de todo o torneio.
Arsenal e Real Sociedad, assim como o Cruzeiro, conseguiram somar 20 pontos em 24 possíveis nas oito primeiras rodadas de seus campeonatos nacionais. Porém o time brasileiro faz uma campanha melhor que esses dois times devido ao seu poderio ofensivo -tem um saldo positivo de 14 gols, tendo marcado 25 vezes.
O Ajax somou sete vitórias em seus oito primeiros jogos no pouco disputado Campeonato Holandês, mas a taça está nas mãos do rival PSV. O time de Amsterdã marcou 23 vezes nas oito primeiras rodadas do torneio que tradicionalmente registra alta média de gols -fez dois gols a menos que o Cruzeiro no Brasileiro.
Um fator que atrapalha ainda mais os prognósticos de que o Cruzeiro será campeão com grande antecedência é o tamanho do Brasileiro. O torneio é o único Nacional do mundo com 46 rodadas.
Os principais campeonatos nacionais da Europa têm no máximo 20 equipes (38 rodadas).
Os critérios de desempate do Brasileiro, porém, podem favorecer o Cruzeiro. Além de a equipe ter um grande saldo de gols e de ter balançado bastante as redes, venceu confrontos diretos contra alguns dos favoritos fora de casa.


Texto Anterior: Pingue-pongue: Cruzeirense acha natural ganhar títulos nacionais
Próximo Texto: Técnico arma esquema com atacante faz-tudo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.