São Paulo, domingo, 13 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcionalismo forma o time da Coreia do Norte

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

A Coreia do Norte é um time formado basicamente por funcionários do último governo stalinista do mundo. A equipe que tem mais atletas convocados pelo técnico Kim Jong-hun é o 25 de Abril, braço futebolístico do Exército.
Quinto maior do mundo, o Exército norte-coreano tem 1,21 milhão de militares, 20% dos homens na faixa de 17 a 54 anos.
Criado em 1949, o 25 de Abril é o mais vitorioso do país, com dez títulos nacionais e participação em seis competições asiáticas.
O nome da equipe é uma referência à data de fundação do Exército local. A Coreia do Norte tem a maior porcentagem de militares per capita da população, com aproximadamente um soldado alistado para cada 25 cidadãos norte-coreanos.
Além de jogadores do Exército, a seleção local tem cinco atletas do Amrokgang, equipe do Ministério da Segurança, e um do Kyonggongop, time do Ministério das Energias.
Fora das temporadas futebolísticas, os jogadores desses times trabalham nas repartições públicas.
Outra curiosidade é que dois jogadores nasceram no Japão (An Yong-hak e Jong Tae-se). Eles optaram pela cidadania norte-coreana, mas continuam jogando no Japão.
O único nascido na Coreia do Norte que atua fora do país é o atacante Hong Yong-jo. Ídolo no país, foi liberado pelo governo local para ganhar experiência atuando em campeonatos europeus. Já passou pela Sérvia e, atualmente, joga no futebol da Rússia.
O jogador coreano mais criativo é o meia Min In -guk, 31. (EAR, MF, PC E SR)


Texto Anterior: Coreia do Sul perde chance de golear
Próximo Texto: John Carlin: O Brasil é o Brasil?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.