São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novato tem de treinar muito e cair na estrada

DA REPORTAGEM LOCAL

Começar a se aventurar em Audax não é tarefa fácil. Exige resistência e tempo livre para se dedicar aos treinos e às pedaladas do fim de semana.
Ciclistas e preparadores físicos ouvidos pela Folha recomendam que o ciclista rode cerca de 2 horas por dia, três vezes na semana. Pode ser na rua ou na academia.
No domingo, o ideal é pedalar o máximo possível e aumentar gradativamente à medida em que a prova se aproxima, de preferência na estrada.
"Ele tem de estar bem fisicamente, e é bom ter acompanhamento profissional. Além disso, tem de usar os equipamentos corretos", diz Mauro Ribeiro, único brasileiro a vencer etapa da Volta da França.
Segundo os especialistas, as provas de longa distância são mais indicadas a pessoas com mais de 35 anos.
Os atletas não podem descuidar da segurança, com capacetes, equipamentos de segurança na bicicleta, coletes fluorescentes para serem vistos à noite e pedalar no acostamento. Andar em grupo e longe dos carros é o mais recomendado.
Alexandre Luz, que já foi dirigente de Audax no Brasil, morreu atropelado por um caminhão durante uma prova de 400 km. (ML)


Texto Anterior: Superamador/Ciclismo: Audax testa limites sobre duas rodas
Próximo Texto: Brasileiro perde a hora por sono e fila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.