São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nenê se apresenta, mas ainda espera aval do Denver

Pivô da NBA aguarda definição de seguro a ser pago ao time para poder atuar pela seleção no Pré-Olímpico de Las Vegas

Jogador, que não defende o país desde o classificatório olímpico de 2003, deve viajar amanhã a Porto Rico, onde o Brasil joga amistoso

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O pivô Nenê, 24, chegou ontem ao Brasil e já se apresentou à seleção, que realizou seu último treino em São Paulo.
O atleta mostrou disposição em voltar a atuar pelo Brasil. Contudo ainda aguarda que seu time na NBA, o Denver, defina o valor do seguro a ser pago pela Confederação Brasileira de Basquete por sua liberação.
"Os dirigentes do Denver me garantiram que vou jogar. Agora espero acertar a documentação. Tem que ter paciência".
Sem atuar pela seleção desde o Pré-Olímpico-03, Nenê perdeu a primeira fase de treinos para resolver questões judiciais com Joe Santos, seu ex-agente.
Santos, que tinha contrato com Nenê até 2012, foi demitido ano passado. Ele cobra na Justiça multa por quebra de contrato. Nenê, por sua vez, moveu ação contra Santos acusando-o de fazer uso pessoal de dinheiro de suas negociações.
Mesmo sem liberação, Nenê deve viajar amanhã para Porto Rico com os 12 atletas que vinham treinando na seleção. "A CBB tem a segunda [hoje] para tomar as providências, mas a intenção é que ele vá com o grupo", afirma o técnico Lula, que não cortou ninguém por conta da apresentação de Nenê.
"Não há ainda uma definição sobre a liberação", justifica.
Lula aguarda também que seja resolvida a situação dos pivôs Anderson (Cleveland) e Baby (Utah), que negociam contrato. Só após a assinatura dos novos compromissos é que será definido o valor do seguro.
"Precisamos de quatro pivôs. Por enquanto, temos três [Tiago Splitter, João Paulo e Murilo]. Caso todos sejam estejam à disposição, vamos ver qual será a melhor opção para o time."
Murilo, único pivô que atuava no país, acertou transferência para o Maccabi Tel Aviv, campeão da Euroliga-05. Com isso, dos 12 atletas que participaram da primeira fase de treinos, nove jogarão no exterior.
"Ele assinará por três temporadas. O Murilo será emprestado a outro time para ganhar experiência antes de ele ser aproveitado", diz Shimon Mizrahi, presidente do clube israelense.
Em San Juan, o time nacional disputa a Copa Tuto Marchand. A equipe estréia quinta, contra a Argentina. Em seguida, pega Porto Rico e Canadá.
Após o torneio preparatório, o time viaja a Las Vegas, para o Pré-Olímpico. O campeonato, que terá dez países, concede duas vagas nos Jogos de Pequim-08. O Brasil não participa dos Jogos desde Atlanta-96.
"Disputar a Olimpíada é o que está faltando para a minha geração. Se Deus quiser, esse time vai conseguir", afirma o armador Leandrinho, do Phoenix, eleito o melhor reserva da última temporada da NBA.


Texto Anterior: Cida Santos: Para que a história não se repita
Próximo Texto: Parapan falha no acesso de deficientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.