São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização cita ganhos do torneio

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Organizador do Pan-Americano informa que o evento vai produzir um legado positivo em todos os setores e não apenas no esporte.
Em nota à Folha, o Co-Rio elencou 13 itens para detalhar os ganhos em infra-estrutura geral da cidade, tema no qual recebeu parte das críticas.
Nos transportes, listam a construção de uma rotatória e de uma passarela, a duplicação de uma avenida, as reformas em estações de trem e a ampliação do aeroporto Santos Dumont como contrapartida dos investimentos.
No quesito saneamento, é citada uma dragagem na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Sobre a falta de planejamento de legado para erguer as obras, o órgão explica que seguiu recomendações do Comitê Olímpico Internacional de evitar instalações permanentes sem uso futuro ao torneio.
A Prefeitura do Rio promete fazer parcerias com a iniciativa privada e com confederações esportivas para assegurar o pós-uso das praças criadas no autódromo de Jacarepaguá.
"Não vai haver elefante branco", diz Ruy Cezar, secretário especial do Pan.
Sobre as reviravoltas do velódromo, ele afirma que "existem poucas coisas semelhantes no Brasil e por isso vai haver interesse."
Responsável pelo Complexo Esportivo Deodoro, que vai abrigar hipismo, hóquei, pentatlo moderno e tiro, o Governo Federal afirma ter estratégia de exploração pós-torneio.
De acordo com Ricardo Leyser, da Secretaria de Acompanhamento do Pan, uma parceria será montada com os militares para povoar o espaço.
Acordo semelhante já existe e não rendeu os frutos esperados. Em 2003, os Ministérios do Esporte e da Defesa se juntaram para levar crianças carentes ao acervo esportivo das Forças Armadas. A estrutura poderia receber 32 mil pessoas, mas, três anos depois, nem 5.000 estavam inscritas. (GR)


Texto Anterior: "Sr. Olimpíada" diz que vai cobrar legado do Rio
Próximo Texto: Sem vocação multiuso, Engenhão sofre críticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.