São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com Eto'o, África enfim verá a África

Camarões encara Japão com o mais aclamado futebolista do continente

DE SÃO PAULO

Tudo bem que os Bafana Bafana empataram com o México, a Nigéria engrossou contra a Argentina e Gana venceu a seleção sérvia. Mas não é nenhum desvario dizer que hoje a África estreia de verdade na Copa da África.
Proeza de Samuel Eto'o, 29, o mais aclamado jogador africano, e sua seleção, Camarões, a mais vitoriosa desse continente em toda a história dos Mundiais.
O atacante da Inter de Milão, que conquistou a Copa dos Campeões da Europa no mês passado, enfrenta o Japão, às 11h, pelo Grupo E.
E talvez nenhum outro jogador africano tenha captado o espírito deste primeiro Mundial disputado em seu continente como fez Eto'o.
"Quando eu estou na África do Sul, é o como se estivesse de volta a Camarões. Sempre digo que, antes de pertencer a Camarões, eu pertenço à África", disse.
Seu otimismo vai além. "A maioria vê a África apenas com pobreza, guerra e doenças. Mas esta Copa dá a chance de mostrarmos algo diferente. Acho que o mundo vai se surpreender com a África. Esta pode ser a melhor Copa do Mundo da história."
Os camaroneses, porém, sabem que depender de apenas um jogador é pouco.
Apesar da fama do craque, o time do francês Paul Le Guen é uma interrogação. Fez ótima campanha nas eliminatórias, mas foi mal na Copa Africana de Nações.
Mas a história credencia Camarões. Em ranking da Fifa com todos os jogos dos Mundiais, é a seleção africana mais bem colocada: 28ª.
Também é a seleção que mais longe foi em uma Copa do Mundo. Em 1990, chegou às quartas de final -em jogo disputado, foi eliminado pela Inglaterra na prorrogação.
Le Guen está empolgado. "Camarões está pronto para mostrar seus talentos", disse, para em seguida citar o nome do principal talento.
"Eto'o é um campeão e sabe como se concentrar naquilo que importa. É o nosso capitão, um jogador importante, o ícone de Camarões."
Eto'o tem tudo para ser, também, o ícone africano na Copa. Amanhã, um outro candidato a esse posto ficará fora da estreia, por contusão, de sua Costa do Marfim: Drogba. Mas ele deve estar recuperado a tempo de enfrentar a seleção brasileira.


Texto Anterior: Juan Pablo Varsky: Com a dívida paga
Próximo Texto: Rival avisa que artilheiro terá marcação dupla
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.