São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

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MOTOR

Qual é a droga?

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

O corrência rara no automobilismo, um piloto do Internacional de F-3000 deu positivo em controle antidoping da FIA após a etapa da Hungria. Encontraram Cannabis, THC, na urina do tcheco Tomas Enge, 26. Ou seja, ele "fez uso" de maconha.
O problema é que Enge não é um piloto qualquer. Já correu três GPs de F-1 no ano passado, no lugar do acidentado Burti, e larga hoje pelo título em Monza. É vice-líder do campeonato, tem o melhor equipamento do segundo semestre, está -ou estava- em grande fase. Ou seja, não é pequena a chance de ser campeão e simplesmente não levar a taça.
Enge disputa o título com o francês Sebastien Bourdais e o italiano Giorgio Pantano. Está um ponto atrás do primeiro e seis à frente do segundo. Ontem, conseguiu um excelente resultado no treino de classificação, o terceiro posto, a despeito de uma forte gripe e de toda a polêmica que se criou. "Foi uma longa semana, estou muito cansado, como nunca estive", declarou após o treino.
Pantano larga em segundo, Bourdais, em sétimo. O resultado da contraprova sai em oito dias, mas a decisão sobre sua temporada ou, quem sabe, sobre sua carreira sai apenas em outubro, quando a FIA realiza mais uma reunião do Conselho Mundial.
A pena, deve haver uma, pode variar da exclusão dos resultados até uma suspensão de meses ou anos. A entidade que controla o automobilismo tem um convênio com o COI, usa a mesma lista de substâncias proibidas e trabalha com a mesma mentalidade as chamadas drogas sociais, aquelas que não proporcionam ganho de performance, mas são criminalizadas por diversos países.
De fato, nem o mais fascista dos delegados da FIA poderia imaginar que Enge fumou maconha para correr. Ao contrário dos bons tempos, quando não era incomum o sujeito sentar no carro com um cigarro na boca e comemorar uma vitória com um porre de cerveja, hoje em dia as exigências do esporte transformaram os pilotos em atletas. Schumacher, por exemplo, não é apenas o melhor da atualidade, é um dos mais bem preparados fisicamente.
Se Enge fumou -seu empresário disse que ele pode ter "inalado" a substância em uma festa ou ter bebido ou comido alguma coisa sem saber, desculpa esfarrapada para efeitos legais-, pode ter feito isso semanas ou até meses antes, dizem especialistas.
Obviamente, a FIA não vai levar isso em consideração. Enge está registrado na federação e deve seguir as regras impostas pela entidade. Quebrou uma. Ou seja, tem que ser punido, por mais absurdo que isso possa parecer.
Será injusto, claro, privar o piloto de seus resultados, pior ainda de um título. Será injusto prejudicar sua carreira a partir de um fato pessoal, que só interessa a ele. Será injusto usar Enge para justificar um sistema hipócrita, de resultado prático duvidoso. Mas isso será feito em nome do esporte e da bobagem que ele representa.
Em nome de um esporte que tem problemas maiores e mais urgentes que os hábitos de um piloto, como as corridas-marmelada da Ferrari, a vexaminosa falência da Arrows e a mediocrização de regras e circuitos. Em nome de algo que os dirigentes percebem como esporte, mas não o público.
Monza, a pista que mais abrigou a F-1 até hoje, acusou queda de 20% na procura de ingressos. No ano do penta do alemão.

Memória
Em 1995, em Nurburgring, o flagrado no antidoping foi Barrichello. Usou um descongestionante. Depois de ele mostrar o remédio para os médicos da FIA, a questão foi devidamente engavetada.

Toyota
Dizem que Felipe Massa está acertado com a montadora, mas que o anúncio só será feito no Japão, por motivos óbvios. Cristiano da Matta ficaria assim em situação bastante difícil, já que pode ser campeão na Indy e não ter onde correr no ano que vem. Não quer ir para a IRL, mas a Carl Haas pensa no assunto seriamente.

Azar
Parece que a fama de azarado voltou a rondar Gil de Ferran. E exatamente no momento em que ele tentava o terceiro título consecutivo. Bobagem ou não, dizem que o piloto já considera seriamente a aposentadoria. A Penske não quer nem ouvir falar nisso.

E-mail mariante@uol.com.br



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