São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

data Fifa

Alemanha garante vaga nas finais da Eurocopa-08

DA REPORTAGEM LOCAL

A Alemanha é a primeira a conquistar, em campo, a vaga para as finais da Eurocopa-2008, em junho, na Áustria e na Suíça. Os dois países estão garantidos por serem as sedes.
O time empatou sem gols com a Irlanda, em Dublin. Com 23 pontos, a Alemanha não pode mais ser alcançada pelos terceiros colocados do grupo D, os próprios irlandeses, com 15 e duas partidas ainda por jogar -se vencerem ambas, chegarão a, no máximo, 21 pontos.
Os dois primeiros de cada chave avançam até a fase decisiva da competição. Até agora, a Alemanha soma sete vitórias e dois empates em nove jogos nas eliminatórias da Eurocopa.
Ontem, o time alemão teve uma atuação regular, mas o suficiente para assegurar o placar que lhe dava a classificação mesmo no campo do rival.
A República Tcheca, segunda do grupo, com 20 pontos, folgou na rodada de ontem. O time tcheco pode garantir também sua vaga nas finais na próxima quarta-feira se vencer a Alemanha, em Munique, e contar com um tropeço da Irlanda diante do Chipre, em Dublin.
"Estamos felizes por termos conquistado nossa classificação", falou o técnico alemão, Joachim Low. "Trabalhamos bem até agora, mas, ainda que tenhamos mostrado um bom jogo, não estamos entre as melhores equipes da Europa. Há muito a trabalhar ainda."
O meia Frings avaliou que o jogo contra a Irlanda foi "difícil." "O que valeu foi a vaga."
A Alemanha atuou sem Ballack, lesionado no tornozelo, e Klose, com problemas no joelho. Ainda perdeu, no início da partida de ontem, Schweinsteiger, que se machucou.
Os alemães tiveram as melhores chances no primeiro tempo. Na etapa final, a Irlanda esteve mais consistente.

Azerbaijão 0
Portugal 2
Sem o técnico Luiz Felipe Scolari, suspenso pela Uefa por ter agredido o sérvio Dragutinovic num jogo das eliminatórias da Eurocopa-2008, Portugal bateu o Azerbaijão, em Baku. Fez 2 a 0, encerrando o período de quatro meses sem vitória, desde 2 de junho. Nesse período, o time luso empatou três vezes, diante de Armênia, fora, e Polônia e Sérvia, ambos em casa. Bruno Alves abriu o placar, e Hugo Almeida definiu a vitória portuguesa.

Inglaterra 3
Estônia 0
No triunfo inglês em Wembley, o atacante Rooney quebrou jejum de três anos sem fazer gol num jogo oficial com sua seleção. Wright-Phillips e Rähn, contra, completaram o placar. O resultado manteve a Inglaterra em segundo no grupo E, agora com 23 pontos, a três da Croácia, que bateu Israel (1 a 0), com gol do brasileiro naturalizado Da Silva. Na quarta, os ingleses enfrentam a Rússia, terceira, com 18 pontos, em Moscou.

Ilhas Faroë 0
França 6
O atacante Henry marcou um dos gols franceses e se igualou ao ex-craque Platini -hoje presidente da Uefa, a entidade que comanda o futebol europeu- como o maior artilheiro da história da seleção, com 41 tentos. O jogador do Barcelona anotou seu gol aos 8min do primeiro tempo. Benzema (2), Anelka, Rothen e Arfa completaram.

Romênia 1
Holanda 0
A derrota fez os holandeses perderem a primeira posição do grupo G para os romenos, que chegaram aos 23 pontos. A equipe do técnico Van Basten segue com 20 após nove rodadas. Goian marcou o gol da vitória para o time da casa, que jogou em Constanta, aos 26min do segundo tempo. Mesmo com sete minutos de acréscimo, a Holanda não conseguiu empatar a partida. Na quarta, o time tenta a recuperação ante a Eslovênia.


Texto Anterior: Para Muricy, árbitro não é experiente
Próximo Texto: Tostão: Os craques trocaram de lugar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.