São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DOPING

Mais três ciclistas do país são flagrados

De novo, confederação não divulga nomes

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) anunciou ontem, de maneira informal, que três ciclistas foram flagrados em exames antidoping realizados em campeonato nacional da modalidade estrada neste ano.
Verinaldo Vieira, da Pindamonhangaba, Lauro Charman, da Memorial Santos, e Rosane Kirch, da italiana Colavita, estão suspensos preventivamente pela UCI (União Ciclística Internacional).
A informação é do vice-presidente da CBC, Paulo Schmitt. Ele não soube informar quais substâncias foram encontradas na urina dos atletas nem a data e o local da competição a que se submeteram ao controle de dopagem. "Foi em um campeonato brasileiro", afirmou.
Não há referência no site da CBC aos casos. Como os atletas foram penalizados pela entidade internacional, a confederação brasileira não cumpre com uma das cláusulas pétreas do código mundial antidoping, do qual o Brasil é um dos signatários.
A entidade responsável pela gestão dos resultados do controle de dopagem deve publicar o nome do atleta em, no máximo, 20 dias após a confirmação de que houve um resultado positivo.
O não cumprimento da regra pode provocar até uma suspensão da CBC pela UCI.
Não é a primeira vez neste ano que a confederação omite casos de doping. Em maio, a entidade foi acusada de acobertar resultados de oito atletas. Schmitt afirmou que não há data para o julgamento dos atletas flagrados.



Texto Anterior: F-1: Brasil revê, na Coreia, pista em que foi ao pódio pela última vez
Próximo Texto: Motor - Fábio Seixas: Quando as palavras gritam, mas não saem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.