São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

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Nova Ferrari leva o dedo de Massa

Piloto brasileiro ajuda no desenvolvimento do F2007, é o primeiro a testá-lo e recebe elogios dos diretores da equipe

Modelo da equipe para a próxima temporada da F-1 é apresentado em Maranello em meio a forte esquema de segurança antiespionagem

Ferrari/Divulgação
Apresentação do F2007, novo modelo da Ferrari para esta temporada da F-1, que será testado por Felipe Massa a partir de hoje


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MARANELLO

A primeira Ferrari projetada depois do fim da era Michael Schumacher terá a mão de um brasileiro. No lançamento do F2007, ontem, em Maranello, Felipe Massa foi citado como vital tanto na criação como no desenvolvimento do modelo.
"A palavra-chave deste novo carro é continuidade. E para conseguir isso precisávamos da ajuda de alguém que já soubesse como somos e o que queremos, por isso o Felipe nos ajudou", afirmou Aldo Costa, responsável pelo projeto.
Novo diretor-administrativo da escuderia, Jean Todt seguiu a mesma linha. "O lançamento do F2007 é o símbolo de um novo começo, de um novo ciclo", declarou. "E agora o Felipe é o veterano desta equipe."
E os elogios não são apenas da boca para fora. Sinal de prestígio e de confiança, Massa, 25, em sua segunda temporada como titular da Ferrari, terá a primazia de ser o primeiro a pilotar o novo modelo em Fiorano.
O brasileiro hoje fará um "shakedown" -teste para verificar se todos os componentes do carro estão funcionando corretamente-, provavelmente no período da tarde.
Massa também adotou nova postura e colocou-se como veterano da dupla. Kimi Raikkonen, que chega neste ano ao time, será apenas um espectador.
"O Kimi não guia um F-1 há quase três meses [desde o GP Brasil, jejum recorde entre os pilotos que disputarão o Mundial]. Não faria sentido ele ser o primeiro a testar o F2007. Ele vai começar depois e a partir daí dará sua contribuição. Com o carro já pronto", disse Costa.
Massa, por sua vez, aproveita a oportunidade. "É muito importante para a equipe, neste momento, ter um "feedback" claro, e conheço muito bem o carro de 2006. Fizemos muitos testes no fim do ano passado e isso vai ajudar muito agora."
Desde o encerramento da temporada, em 22 de outubro, em Interlagos, o brasileiro participou de sete dias de testes e contabiliza 2.026 km, o que equivale a cerca de 6,5 GPs da Turquia, por exemplo, corrida que Massa conquistou sua primeira vitória, no ano passado.
O modelo apresentado ontem, a exceção de mudanças em alguns componentes internos e a cor, será o que Massa e Raikkonen terão à disposição na abertura do Mundial, no dia 18 de março, em Melbourne.
Para evitar espionagem de outros times, a Ferrari montou forte esquema de segurança para que só os detalhes que ela quisesse fossem revelados.
Fotógrafos e cinegrafistas não puderam fazer imagens do F2007 -distribuídas pela equipe- e os jornalistas foram levados a ele em pequenos grupos, para ninguém burlar a norma.
Durante a semana, a equipe também se esforçou para evitar ao máximo comentários sobre as inovações em seu carro.
As principais mudanças em relação ao 248 F1 foram na parte aerodinâmica. O chassi foi redesenhado para receber uma nova suspensão, que, segundo seu criador, é inovadora.
Outra novidade é parte traseira do carro, muito mais estreita do que a de seu antecessor. O F2007 é ainda muito mais seguro para os pilotos.
O câmbio também traz uma inovação -o sistema "quick shift", troca rápida. Isso significa que não haverá "espaço" na hora de trocar as marchas.
"A tarefa deste carro é vencer, lutar pela Itália e defender as cores da bandeira italiana", disse Todt, que, para isso, conta com a ajuda verde e amarela.


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