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Nova Ferrari leva o dedo de Massa
Piloto brasileiro ajuda no desenvolvimento do F2007, é o primeiro a testá-lo e recebe elogios dos diretores da equipe
Modelo da equipe para a próxima temporada da F-1 é apresentado em Maranello em meio a forte esquema de segurança antiespionagem
Ferrari/Divulgação
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Apresentação do F2007, novo modelo da Ferrari para esta temporada da F-1, que será testado por Felipe Massa a partir de hoje |
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MARANELLO
A primeira Ferrari projetada
depois do fim da era Michael
Schumacher terá a mão de um
brasileiro. No lançamento do
F2007, ontem, em Maranello,
Felipe Massa foi citado como
vital tanto na criação como no
desenvolvimento do modelo.
"A palavra-chave deste novo
carro é continuidade. E para
conseguir isso precisávamos da
ajuda de alguém que já soubesse como somos e o que queremos, por isso o Felipe nos ajudou", afirmou Aldo Costa, responsável pelo projeto.
Novo diretor-administrativo
da escuderia, Jean Todt seguiu
a mesma linha. "O lançamento
do F2007 é o símbolo de um
novo começo, de um novo ciclo", declarou. "E agora o Felipe
é o veterano desta equipe."
E os elogios não são apenas
da boca para fora. Sinal de prestígio e de confiança, Massa, 25,
em sua segunda temporada como titular da Ferrari, terá a primazia de ser o primeiro a pilotar o novo modelo em Fiorano.
O brasileiro hoje fará um
"shakedown" -teste para verificar se todos os componentes
do carro estão funcionando
corretamente-, provavelmente no período da tarde.
Massa também adotou nova
postura e colocou-se como veterano da dupla. Kimi Raikkonen, que chega neste ano ao time, será apenas um espectador.
"O Kimi não guia um F-1 há
quase três meses [desde o GP
Brasil, jejum recorde entre os
pilotos que disputarão o Mundial]. Não faria sentido ele ser o
primeiro a testar o F2007. Ele
vai começar depois e a partir
daí dará sua contribuição. Com
o carro já pronto", disse Costa.
Massa, por sua vez, aproveita
a oportunidade. "É muito importante para a equipe, neste
momento, ter um "feedback"
claro, e conheço muito bem o
carro de 2006. Fizemos muitos
testes no fim do ano passado e
isso vai ajudar muito agora."
Desde o encerramento da
temporada, em 22 de outubro,
em Interlagos, o brasileiro participou de sete dias de testes e
contabiliza 2.026 km, o que
equivale a cerca de 6,5 GPs da
Turquia, por exemplo, corrida
que Massa conquistou sua primeira vitória, no ano passado.
O modelo apresentado ontem, a exceção de mudanças em
alguns componentes internos e
a cor, será o que Massa e Raikkonen terão à disposição na
abertura do Mundial, no dia 18
de março, em Melbourne.
Para evitar espionagem de
outros times, a Ferrari montou
forte esquema de segurança para que só os detalhes que ela
quisesse fossem revelados.
Fotógrafos e cinegrafistas
não puderam fazer imagens do
F2007 -distribuídas pela equipe- e os jornalistas foram levados a ele em pequenos grupos,
para ninguém burlar a norma.
Durante a semana, a equipe
também se esforçou para evitar
ao máximo comentários sobre
as inovações em seu carro.
As principais mudanças em
relação ao 248 F1 foram na parte aerodinâmica. O chassi foi
redesenhado para receber uma
nova suspensão, que, segundo
seu criador, é inovadora.
Outra novidade é parte traseira do carro, muito mais estreita do que a de seu antecessor. O F2007 é ainda muito
mais seguro para os pilotos.
O câmbio também traz uma
inovação -o sistema "quick
shift", troca rápida. Isso significa que não haverá "espaço" na
hora de trocar as marchas.
"A tarefa deste carro é vencer, lutar pela Itália e defender
as cores da bandeira italiana",
disse Todt, que, para isso, conta
com a ajuda verde e amarela.
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