São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

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Sem Ronaldo no gramado, Corinthians ganha o mesmo do principal patrocinador

DE SÃO PAULO

O Corinthians não perde dinheiro de imediato com a saída de Ronaldo. O valor do patrocínio da Hypermarcas continua igual para o clube.
A empresa paga R$ 38 milhões para estampar suas marcas no uniforme. Desse total, R$ 10 milhões vão direto para o Fenômeno.
Clube e empresa confirmaram à Folha que essa fatia será passível de negociação, enquanto o clube continua recebendo R$ 28 milhões anuais. O contrato tem duração até o final do Campeonato Paulista de 2012.
Os logotipos de Bozzano, Neo Química e Avanço continuarão a ser exibidos no uniforme do time alvinegro até o Estadual do ano que vem.
A entrevista coletiva que Ronaldo deu ontem foi marcada por agrados ao patrocinador. O jogador deu ênfase à Hypermarcas em seu longo discurso de agradecimento.
O outro patrocinador do Corinthians é o Banco Pan- Americano, que pagou R$ 7 milhões por um ano de contrato para exibir a marca na barra da camisa e no calção.
O acordo termina no fim deste mês e, por causa dos problemas enfrentados pelo banco, não será renovado.
O curioso é que o ponto mais alto do "projeto de internacionalização" tenha sido atingido, em termos de exposição, justamente quando Ronaldo anunciou que encerrava sua carreira.
Na semana passada, o clube já havia sofrido com a saída de Roberto Carlos, outra estrela internacional.
Tudo isso veio na esteira da eliminação precoce na Libertadores. O clube caiu antes de ir à fase de grupos do torneio, um fiasco inédito para um time brasileiro.
Agora sem estrelas, e sem torneios internacionais até o final de 2011, o Corinthians aposta no prestígio de Ronaldo fora do campo para manter a projeção fora do país.
"O Ronaldo pôs o nome do Corinthians lá fora como nunca antes. Triplicamos receitas", afirmou o presidente corintiano Andres Sanchez, que chorou na despedida. "O Corinthians é antes, durante e depois de Ronaldo."
Questionado ontem sobre qual seria seu papel no clube que defendeu nos últimos dois anos, Ronaldo respondeu: "Comissão técnica, não. Direção, não. Vou ser um embaixador institucional, ajudar a captar mais [recursos] para o Corinthians".
No ano passado, o agente dele e de Roberto Carlos, Fabiano Farah, tentou marcar um amistoso contra o Real Madrid. Anunciada como certa por Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing corintiano, a partida contra o ex-clube dos "galácticos" nunca foi realizada. (MARTÍN FERNANDEZ E RODRIGO MATTOS)


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