São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

No eixo Rio-SP, equipe de Parreira será a que mais vai atuar pelo Brasileiro no dia mais nobre reservado ao futebol

Corinthians "domingueiro" pega Guarani

DIOGO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia mais nobre reservado para as partidas de futebol, o Corinthians ganhou presença cativa nas rodadas dominicais do Brasileiro-2002 e mantém o estigma de "vedete" da competição.
Diante do Guarani hoje, às 16h, em Campinas, o time do Parque São Jorge fará seu quinto jogo pelo Brasileiro em um domingo.
Dos principais clubes do eixo Rio-São Paulo -que recebem as maiores cotas de TV e detêm as maiores torcidas do país-, o Corinthians é o que mais vai atuar aos domingos pelo Nacional.
Das 13 rodadas dominicais agendadas na tabela do campeonato, o clube jogará em 12 delas.
O Flamengo atuará em nove domingos, o Fluminense, em oito, o Vasco da Gama e o São Paulo, em sete, o Palmeiras, em seis, e o Santos, em apenas cinco.
A propensão da tabela em destinar as partidas do Corinthians para os domingos deixa a cúpula do clube insatisfeita. Na opinião dos dirigentes, o time deveria ter uma cota de TV maior que os demais.
"Nós jogamos mais aos domingos porque damos audiência na TV. Não se pode remunerar igualmente os desiguais", disse o vice de futebol Antonio Roque Citadini. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco e Flamengo recebem R$ 8,5 milhões em cotas.
E, na análise dos corintianos, o prejuízo não fica restrito apenas à questão financeira.
"Hoje, o torcedor corintiano sabe que o jogo do time será transmitido pela TV e deixa de ir ao estádio aos domingos. Sem falar que os adversários passam a conhecer melhor nossas virtudes", afirmou Citadini.
Coincidência ou não, atuando aos domingos, o Corinthians tem um aproveitamento inferior (50%) comparado com as partidas realizadas em outros dias da semana (66,6%).
Segundo levantamento do Datafolha, os corintianos são melhores nos passes, nos desarmes, nas finalizações, nos dribles e nos cruzamentos quando jogam em um dia que não seja o domingo.
E, para interromper essa tendência, o Corinthians tenta mudar hoje seu retrospecto no Brasileiro. Após a vitória sobre o Inter-RS, na segunda rodada, o time do técnico Carlos Alberto Parreira não conseguiu mais vencer duas partidas consecutivas.
"Nós, jogadores, firmamos um pacto antes do jogo contra o Goiás [quando venceram por 3 a 0". Vamos conquistar dez pontos nos próximos quatro jogos [dois fora e dois em São Paulo", ter uma regularidade na competição e alcançar a liderança do campeonato", afirmou o volante Vampeta.
O pacto entre os jogadores foi firmado após Parreira remeter a culpa pela instabilidade da equipe no Nacional à inoperância individual dos atletas.
A iniciativa e o resultado da última quinta-feira deixaram o treinador satisfeito e otimista.
"O time está mudando. É uma fase de transição mesmo. A natureza não dá saltos. Se mantivermos a mesma postura da última partida e conseguirmos bons resultados, vamos permanecer entre os oito primeiros e garantir uma das vagas", disse Parreira.

NA TV - Globo (só para São Paulo) e Record (menos para Campinas e RJ), ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Leão não viu, mas pediu pênalti
Próximo Texto: Guilherme é vetado e tem retorno adiado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.