São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros apostam na base do Pan-03 e em trinca de técnicos para atingir meta

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina de ginástica artística aposta na base do Pan de Santo Domingo-03 e em uma trinca de treinadores que atuam no país para manter vivo o sonho de chegar à Olimpíada pela primeira vez.
Com destaque para Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues, Michel Conceição e Victor Rosa, que há três anos permitiram o show de medalhas da ginástica nos Jogos Pan-Americanos (seis pódios), a seleção luta hoje para ficar entre as 24 melhores do Mundial, a fim de obter uma vaga no Pré-Olímpico de 2007.
"Será complicado, mas nosso único pensamento é classificar a equipe. Até abri mão de fazer o individual geral [os seis aparelhos]", afirma Diego, que defende o título mundial obtido no solo em Melbourne-2005.
Segundo os atletas, o fato de contar com a base de 2003 e com a experiência acumulada desde então, quando faturaram 15 medalhas em etapas da Copa do Mundo, aumenta a confiança da seleção, que, após ter perdido Danilo Nogueira por contusão, conta com dois estreantes em Mundiais: Luiz Augusto dos Anjos e Caio Costa.
A confiança é reforçada pela trinca de treinadores que acompanha a equipe no Mundial, formada por Raimundo Blanco (Pinheiros), Renato Araújo (Flamengo) e Leonardo Finco (Grêmio Náutico União).
"Facilita para o atleta, facilita para o treinador e ajuda a equipe o fato de já ter uma experiência de trabalho juntos. São três técnicos olhando, o que um não pega, o outro vê", diz Finco, que lapidou Mosiah e Michel.
Segundo Araújo, guru de Diego e Victor, a participação dos treinadores na seleção permite manter a evolução dos atletas. "A gente segue o que estava fazendo no clube e aprimora."
Apesar de ficado em 19º lugar no último Mundial que disputou, em Anaheim-2003, a equipe brasileira terá de suar para ficar entre as 24 melhores. Ao todo, 44 seleções competem no NGRi Arena, na Dinamarca.
"O nosso objetivo é manter e, se possível, melhorar a marca de 2003", afirma Araújo.
Até hoje o país classificou no masculino cinco atletas para a Olimpíada, sempre individualmente. Da equipe, só Mosiah já disputou o torneio olímpico.
Os brasileiros competem a partir das 10h e já entram sabendo parte do que precisam fazer, já que metade das equipes competiria ontem.
Amanhã estréia o time feminino, com Daiane dos Santos, Laís Souza, Daniele Hypólito, Bruna da Costa, Camila Comin e Juliana Santos.0 (CCP)


Texto Anterior: Num Mundial de ginástica, a 1ª vez é inesquecível
Próximo Texto: Entrevista: Depois de corte, campeão do país pensou em parar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.