São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Australiano de 21 anos termina a temporada no 1º posto da lista e sabe hoje se joga as semifinais do Masters de Xangai

Hewitt é o mais jovem bicampeão mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Lleyton Hewitt, 21, beneficiado pela eliminação de Andre Agassi no Masters de Xangai, ontem, tornou-se o mais jovem bicampeão da Corrida dos Campeões.
No ano passado, o australiano já havia sido o mais jovem tenista a fechar uma temporada no primeiro posto da listagem.
Apesar de ter mantido a primeira colocação na Corrida, Hewitt teve em 2002 uma temporada menos produtiva do que a anterior, com menos presença em quadra.
Em 2001, o nativo de Adelaide disputou um total de 98 partidas: venceu 80 e perdeu 18. Neste ano, até o momento, jogou 71 -foi vitorioso em 57 e perdeu 14.
Ele deixou de disputar o Aberto da Austrália por causa de catapora e recebeu ordens do médico para não jogar o Masters Series de Madri em razão de uma virose.
Ontem, o norte-americano Agassi, único tenista que tinha possibilidade de tomar o lugar de Hewitt, 21, no topo da Corrida até o final do ano, foi derrotado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, por 2 sets a 1 (7/5, 2/6 e 7/6).
No primeiro set, Agassi pareceu desmotivado e distraído. No segundo, o americano retornou diferente, vencendo os primeiros quatro games para se manter em vantagem até fechar o set e adiar a decisão para o seguinte, quando Ferrero venceu no tie-break.
Agassi, 32, necessitava sagrar-se campeão deste último torneio da temporada da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) para ter uma chance de se tornar o mais velho jogador a encerrar o ano no topo do ranking. Como já havia perdido para Jiri Novak em sua partida de estréia, o americano necessitava seguir vencendo para continuar na competição.
""Não acho que seja possível explicar... não saberia como me expressar sobre isso", lamentou Agassi, que abandonou o torneio e será substituído por Thomas Johansson na partida de hoje com Roger Federer. "Lleyton novamente provou que é o melhor e isto não é fácil", concluiu Agassi.
Posteriormente, já com a primeira posição na Corrida dos Campeões -ranking criado em 2000 e que teve Gustavo Kuerten como primeiro campeão- garantida, Hewitt bateu o russo Marat Safin por 6/4, 2/6 e 6/4. "Sabia que tinha a primeira colocação assegurada antes de entrar em quadra. Quis vencer Safin para tornar a noite ainda mais doce", disse Hewitt após o jogo, quando ganhou o troféu da Corrida.
Desde que o sistema de ranking foi introduzido no tênis profissional, em 1973, Hewitt é o sétimo tenista a conseguir terminar dois anos seguidos na primeira colocação da lista de entradas da ATP, fazendo companhia a Jimmy Connors, Ivan Lendl, Pete Sampras, John McEnroe, Stefan Edberg e Bjorn Borg. "Só seis outros atletas foram número um dois anos seguidos, estou honrado em estar junto deles", comemorou.
Hewitt também é o quarto tenista a manter a primeira colocação durante uma temporada no ranking de entradas, unindo-se a Connors, Lendl e Sampras.
Mesmo com a vitória sobre Safin, Hewitt, que venceu duas partidas e perdeu uma no Masters de Xangai, não sabia se participaria das semifinais, amanhã. Para avançar, ele depende do resultado do jogo de hoje entre os espanhóis Albert Costa e Carlos Moyá.


Texto Anterior: Jogador já posa de nova opção para a seleção
Próximo Texto: Natação: Copa do Mundo vira vitrine para Brasil tentar manter patrocínio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.