UOL


São Paulo, domingo, 16 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Após cirurgia, brasileiro tem 2 títulos e aproveitamento de 76% na superfície contra nenhum troféu e 70,8% no saibro

Guga vira especialista em quadra dura

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten ostenta suas maiores glórias no saibro, mas, depois de sua cirurgia no quadril direito em fevereiro do ano passado, ele vem obtendo seus melhores resultados em quadra dura.
Desde sua volta à ativa, após pouco mais de dois meses de recuperação, no Torneio de Mallorca, Guga conquistou dois títulos, ambos em quadra dura.
Além disso, em nove torneios nesse piso, Kuerten tem aproveitamento de 76,9% (sem contar a semifinal do Masters Series de Indian Wells contra o alemão Rainer Schuettler, que seria após o fechamento desta edição).
No saibro, Kuerten disputou sete torneios mais um confronto pela Copa Davis e obteve um aproveitamento de apenas 70,8%.
O desempenho na terra batida fica abaixo até da performance no carpete. Com dois torneios e um confronto da Davis, o brasileiro tem 72,7% de aproveitamento.
Antes de ser operado em Nashville, o brasileiro saía vitorioso em 75,1% das partidas que disputava na terra batida, 64,4% na quadra dura e 48,6% no carpete.
Além dos dois títulos (Costa do Sauípe e Auckland), Kuerten chegou, em quadra dura, à primeira semifinal de um Masters Series após a operação. A campanha foi classificada pelo próprio tenista como seu melhor resultado desde a sua volta ao circuito.
O Masters Series é composto por nove etapas e só perde em importância para o Grand Slam.
No saibro, a melhor campanha de Kuerten em um Masters Series após passar pela cirurgia foi as quartas-de-final em Hamburgo.
Suas melhores campanhas na terra batida foram as semifinais nos torneios de Buenos Aires e Acapulco, no mês passado.
Até no carpete Guga teve um desempenho melhor: foi finalista no Torneio de Lyon.
O desempenho nas quadras duras tem reflexos no ranking.
Na lista de cada tenista, além dos obrigatórios Grand Slam e Masters Series, entram os cinco melhores resultados, independentemente da superfície.
Na relação do brasileiro aparecem dois torneios em quadra dura (375 pontos), dois no saibro (185) e um no carpete (155).
Kuerten segue em quadra dura. Na quarta, começa a chave principal do Masters Series de Miami. Será o último torneio na superfície antes de uma série de cinco disputas seguidas no saibro.


NA TV - Final do Masters Series de Indian Wells, ao vivo, às 14h30, na Sportv



Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Buenos Aires, capital do Brasil-2014
Próximo Texto: Atletismo: Salto é trunfo do Brasil em Mundial indoor
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.