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Dennis deixa chefia da McLaren
Inglês, que será substituído por ex-CEO da escuderia em 1º de março, irá agora dirigir a empresa
À frente da equipe desde 81 e detentor de 7 Mundiais de Construtores e 10 de Pilotos, dirigente rouba cena na festa do carro que ajudou a criar
Andy Rain/Efe
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Pedro de la Rosa, Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen e Gary Paffet, pilotos da McLaren para a temporada de 2009 da F-1, posam na Inglaterra com o modelo MP4-24
DA REPORTAGEM LOCAL
A festa era para o lançamento
do MP4-24, mas quem acabou
roubando a cena no Centro
Tecnológico da McLaren em
Woking foi Ron Dennis, 61.
Na equipe desde 1981, o inglês anunciou ontem que irá
deixar a chefia do time de F-1 a
partir de 1º de março e passará
a comandar o Grupo McLaren.
Em seu lugar ficará Martin
Whitmarsh, que até o ano passado era o CEO da escuderia.
"Quero deixar claro que isso
não é uma aposentadoria. Pretendo trabalhar duro em outras
áreas. E ter que fazer isso durante os GPs não seria bom para o processo", declarou Dennis, que no período em que esteve na equipe conquistou sete
Mundiais de Construtores e
dez de Pilotos, entre os quais os
três de Ayrton Senna e o de Lewis Hamilton no ano passado.
"Já estava na hora de o Martin assumir este cargo", completou o dirigente.
A saída de Dennis, em princípio, não deve trazer grandes
mudanças na estrutura da
McLaren, de acordo com Whitmarsh, 50, que tem 20 anos de
casa e vinha trabalhando bem
próximo a seu antecessor nas
últimas temporadas da F-1.
"Estive muito envolvido com
o Lewis no começo de sua carreira e nos últimos tempos
também. Se eu estivesse vindo
de fora, era de se esperar algumas mudanças drásticas, mas
tive certo grau de influência e
isso deve aparecer agora", disse
o novo chefe da McLaren.
Para o campeão mundial, que
convive com Dennis desde os
dez anos, sua ausência não deverá ser muito sentida.
"Ron tem o automobilismo
em suas veias, por isso ele nunca vai deixar a equipe", falou
Hamilton. "Ele sempre terá um
papel aqui dentro, mesmo agora assumindo um cargo mais
distante", completou o piloto
sobre seu mentor, com quem
tem grande amizade, já que o
dirigente cuida de sua carreira
desde os tempos de kart.
E, apesar de agora estar mais
envolvido com a produção dos
carros de passeio da McLaren,
Dennis participou ativamente
do desenvolvimento do MP4-24, modelo que o time usará no
Mundial de F-1 que começa em
Melbourne, em 29 de março.
Com não podia ser diferente
devido às novas regras que entram em vigor nesta temporada, o carro apresentado ontem
segue a mesma linha dos de
Ferrari e Toyota, únicas equipes que já lançaram seus modelos para 2009, com a asa dianteira grande e a traseira bem
menor do que no ano passado.
"A maior dificuldade que tivemos com este novo regulamento foi criar o conceito do
carro, pois, se você tem o conceito errado, seu carro não será
competitivo", falou Dennis, sobre as novidades aerodinâmicas, o uso dos pneus slick e a introdução do Kers, um sistema
que transforma a energia produzida nas freadas em potência, entre outras mudanças.
Hamilton, que não guia um
F-1 desde a conquista do título,
em novembro do ano passado,
irá testar o novo modelo na
quarta-feira, em Portimão.
"Estamos aprendendo sobre
o novo carro a cada dia no túnel
de vento", disse o piloto inglês.
"Estamos desenvolvendo novos componentes e pretendemos continuar o desenvolvimento para ter certeza de que
seremos competitivos."
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